2022, Pedro Kiuma da Silva, Gislene Lima Carvalho , Ensino da língua portuguesa em Angola: uma análise nas propostas de atividade do livro didático de língua portuguesada 10ª classe, ISSN: 27641244
2021, Mamadú Saliu Djaló, Gislene Lima Carvalho , Léxico da língua futa-fula da Guiné-Bissau: uma proposta de vocabulário trilíngue, ISSN: 27641244
2017, Giselly Oliveira de Andrade, Gislene Lima Carvalho, Romana Castro Zambrano , A representação do gênero em dicionários monolíngues dos idiomas alemão, espanhol e português: uma análise crítica feminista de verbetes referentes às profissões, ISSN: 16798740
2014, Gislene Lima Carvalho , -Dar uma colher de chá-: uma análise de expressões idiomáticas em dicionários de língua portuguesa, ISSN: 19805799
2013, Gislene Lima Carvalho, Antônio Luciano Pontes , Elementos culturais em verbetes de dicionário: as expressões idiomáticas, ISSN: 01018051
2010, Gislene Lima Carvalho , Com quantos paus se faz uma canoa? Identidade cultural no ensino de PLE: as unidades fraseológicas, ISSN: 19809697
Trabalho de Fim de Curso(36)
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO MULTILÍNGUE: CASO DA GUINÉ-BISSAU, MARCELINO ISSA DA CUNHA ,
07/2022
Autismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEA , VANESSA SANTOS LIMA ,
08/2022
A variedade do português angolano no livro didático de Língua portuguesa da 10ª classe, PEDRO KIUMA DA SILVA ,
07/2022
ENVIADESCENDO A CIÊNCIA DA LINGUAGEM: O FENÔMENO DA LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE TRANSGRESSÃO, MATHEUS DA COSTA SANTOS ,
01/2023
FORMAÇÃO LEITORA DOS ESTUDANTES GUINEENSES DO CURSO DE LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA NA UNILAB CE, MARTINIZA JOSÉ CAMPARAM ,
01/2023
Expressão idiomática e cultura: um estudo sobre aspectos culturais na língua guineense e no português brasileiro, ANA SARTA TURÉ ,
01/2023
O contexto linguístico de Angola: a língua kimbundu face ao domínio do português lusitano na cidade de Luanda, CARLOS FIGUEIRA MATEUS ,
01/2023
OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO PARA AS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ, DOUGLAS DAVID SOUSA SILVA ,
08/2022
ESTIGMATIZAÇÃO DAS LÍNGUAS ÉTNICAS GUINEENSES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ÉTNICA E CULTURAL DA GUINÉ-BISSAU, ZICA AFONSO NACACANTE ,
08/2022
Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional, JESSICA RENATA OLIVEIRA DA SILVA ,
07/2023
Aquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise dos métodos utilizados nas salas de Atendimento Educacional Especializado, ZILANDA FERREIRA DE LIMA ARAÚJO ,
02/2022
Estudo da variação linguística no manual didático de língua portuguesa da 6ª classe de Angola: uma análise da variedade do português angolano, VICTOR JOSE GUMBA QUIBUTAMENE ,
02/2022
MULTILINGUISMO NA GUINÉ-BISSAU: A INTERFERÊNCIA DO CRIOULO NA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA E ESCRITA POR GUINEENSES, CIRO LOPES DA SILVA ,
05/2018
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NA SOCIEDADE GUINEENSE, DAVID IÉ ,
05/2018
O INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ, LILIAN MARIA DA SILVA ARAUJO ,
05/2018
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA EM GUINÉ-BISSAU: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1ª E 3ª CLASSE/SÉRIE, ARIANA DE ALMEIDA PINTO ,
10/2018
A música como instrumento de propagação do feminismo, LUCAS LIMA DA SILVA ,
03/2019
Aplicação das Políticas Públicas na Educação Infantil: o caso de Pacatuba/Ce, MAYARA DA SILVA ALVES ,
03/2019
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LIBRAS: A REALIDADE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS, ANTONIO EUGENIO RAMOS DA SILVA ,
04/2019
Educação para a formação de estudantes na perspectiva da diversidade sexual, LARISSA AMORIM DO NASCIMENTO ,
09/2019
USO DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, JANAYSE FEITOSA PEREIRA ,
01/2020
RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO/APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA LILIANA ALVES MELO ,
01/2020
A LÍNGUA CRIOULA COMO IDIOMA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GUINÉ-BISSAU, RAISA ARACY MONTEIRO DIAS ,
02/2020
STATUS DO KRIOL DA GUINÉ-BISSAU FRENTE AO PORTUGUÊS, VLADIMIR RENATO NANFADI ,
02/2020
LIBRAS NA ESCOLA: UM PANORAMA DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ, CRISTIANE LIMA DA SILVA SOUSA ,
01/2020
O ÂMBITO SOCIAL DO SUJEITO SURDO E SUA EMPREGABILIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ISABELLE JOHARA VIEIRA NUNES LIMA ,
01/2020
INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PROJETOS EDUCACIONAIS COMO AÇÃO COMPLEMENTAR NO ENSINO-APRENDIZADO, EVELINE PEREIRA DA SILVA ,
02/2020
ATUAÇAO DO PODER PÚBLICO NA COMUNIDADE LEÃO XIII REDENÇÃO-CE, FRANCISCA JOCICLEIDE SILVA DE OLIVEIRA ,
01/2020
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E AS LÍNGUAS NACIONAIS NA PROVÍNCIA DE LUANDA- ANGOLA, FLORIANO CABETO MENDES ,
01/2020
Dicionário e ensino de língua portuguesa: o que diz o verbete , FERNANDA GÉSSICA PEREIRA DOS SANTOS NASCIMENTO ,
04/2021
Construindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio regular em Horizonte - CE, FRANCISCO NAILTON PEREIRA DA SILVA ,
04/2021
Léxico da língua futa-fula da Guiné-Bissau: uma proposta de vocabulário trilíngue, MAMADÚ SALIU DJALÓ ,
07/2021
O uso de gírias como identidade linguística dos estudantes angolanos da UNILAB-Ceará, MORENA MADALENA DA COSTA NGOLA ,
08/2021
Políticas Linguísticas em Guiné-Bissau e o impacto para as línguas étnicas , VELAMINA FERNANDO PAULO ,
08/2021
O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau
, REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO ,
08/2021
O papel do intérprete de Libras na educação inclusiva nos municípios de Redenção e Acarape - Ceará , WELLINGTON BRITO E SOUZA ,
08/2021