gislene lima carvalho

ILL - INSTITUTO DE LINGUAGENS E LITERATURAS

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2022, Pedro Kiuma da Silva, Gislene Lima Carvalho , Ensino da língua portuguesa em Angola: uma análise nas propostas de atividade do livro didático de língua portuguesada 10ª classe, ISSN: 27641244
  • 2021, Mamadú Saliu Djaló, Gislene Lima Carvalho , Léxico da língua futa-fula da Guiné-Bissau: uma proposta de vocabulário trilíngue, ISSN: 27641244
  • 2017, Giselly Oliveira de Andrade, Gislene Lima Carvalho, Romana Castro Zambrano , A representação do gênero em dicionários monolíngues dos idiomas alemão, espanhol e português: uma análise crítica feminista de verbetes referentes às profissões, ISSN: 16798740
  • 2014, Gislene Lima Carvalho , -Dar uma colher de chá-: uma análise de expressões idiomáticas em dicionários de língua portuguesa, ISSN: 19805799
  • 2013, Gislene Lima Carvalho, Antônio Luciano Pontes , Elementos culturais em verbetes de dicionário: as expressões idiomáticas, ISSN: 01018051
  • 2010, Gislene Lima Carvalho , Com quantos paus se faz uma canoa? Identidade cultural no ensino de PLE: as unidades fraseológicas, ISSN: 19809697

Trabalho de Fim de Curso(36)

  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO MULTILÍNGUE: CASO DA GUINÉ-BISSAU, MARCELINO ISSA DA CUNHA , 07/2022
  • Autismo no Brasil e inclusão no espaço escolar: estratégias de ensino na educação do aluno com TEA , VANESSA SANTOS LIMA , 08/2022
  • A variedade do português angolano no livro didático de Língua portuguesa da 10ª classe, PEDRO KIUMA DA SILVA , 07/2022
  • ENVIADESCENDO A CIÊNCIA DA LINGUAGEM: O FENÔMENO DA LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE TRANSGRESSÃO, MATHEUS DA COSTA SANTOS , 01/2023
  • FORMAÇÃO LEITORA DOS ESTUDANTES GUINEENSES DO CURSO DE LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA NA UNILAB – CE, MARTINIZA JOSÉ CAMPARAM , 01/2023
  • Expressão idiomática e cultura: um estudo sobre aspectos culturais na língua guineense e no português brasileiro, ANA SARTA TURÉ , 01/2023
  • O contexto linguístico de Angola: a língua kimbundu face ao domínio do português lusitano na cidade de Luanda, CARLOS FIGUEIRA MATEUS , 01/2023
  • OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO PARA AS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ, DOUGLAS DAVID SOUSA SILVA , 08/2022
  • ESTIGMATIZAÇÃO DAS LÍNGUAS ÉTNICAS GUINEENSES: UMA REFLEXÃO ACERCA DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ÉTNICA E CULTURAL DA GUINÉ-BISSAU, ZICA AFONSO NACACANTE , 08/2022
  • Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional, JESSICA RENATA OLIVEIRA DA SILVA , 07/2023
  • Aquisição lexical das crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma análise dos métodos utilizados nas salas de Atendimento Educacional Especializado, ZILANDA FERREIRA DE LIMA ARAÚJO , 02/2022
  • Estudo da variação linguística no manual didático de língua portuguesa da 6ª classe de Angola: uma análise da variedade do português angolano, VICTOR JOSE GUMBA QUIBUTAMENE , 02/2022
  • MULTILINGUISMO NA GUINÉ-BISSAU: A INTERFERÊNCIA DO CRIOULO NA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA E ESCRITA POR GUINEENSES, CIRO LOPES DA SILVA , 05/2018
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NA SOCIEDADE GUINEENSE, DAVID IÉ , 05/2018
  • O INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ, LILIAN MARIA DA SILVA ARAUJO , 05/2018
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA EM GUINÉ-BISSAU: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE 1ª E 3ª CLASSE/SÉRIE, ARIANA DE ALMEIDA PINTO , 10/2018
  • A música como instrumento de propagação do feminismo, LUCAS LIMA DA SILVA , 03/2019
  • Aplicação das Políticas Públicas na Educação Infantil: o caso de Pacatuba/Ce, MAYARA DA SILVA ALVES , 03/2019
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LIBRAS: A REALIDADE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ESTADUAIS, ANTONIO EUGENIO RAMOS DA SILVA , 04/2019
  • Educação para a formação de estudantes na perspectiva da diversidade sexual, LARISSA AMORIM DO NASCIMENTO , 09/2019
  • USO DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, JANAYSE FEITOSA PEREIRA , 01/2020
  • RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO/APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA LILIANA ALVES MELO , 01/2020
  • A LÍNGUA CRIOULA COMO IDIOMA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA GUINÉ-BISSAU, RAISA ARACY MONTEIRO DIAS , 02/2020
  • STATUS DO KRIOL DA GUINÉ-BISSAU FRENTE AO PORTUGUÊS, VLADIMIR RENATO NANFADI , 02/2020
  • LIBRAS NA ESCOLA: UM PANORAMA DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ, CRISTIANE LIMA DA SILVA SOUSA , 01/2020
  • O ÂMBITO SOCIAL DO SUJEITO SURDO E SUA EMPREGABILIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ISABELLE JOHARA VIEIRA NUNES LIMA , 01/2020
  • INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PROJETOS EDUCACIONAIS COMO AÇÃO COMPLEMENTAR NO ENSINO-APRENDIZADO, EVELINE PEREIRA DA SILVA , 02/2020
  • ATUAÇAO DO PODER PÚBLICO NA COMUNIDADE LEÃO XIII – REDENÇÃO-CE, FRANCISCA JOCICLEIDE SILVA DE OLIVEIRA , 01/2020
  • POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E AS LÍNGUAS NACIONAIS NA PROVÍNCIA DE LUANDA- ANGOLA, FLORIANO CABETO MENDES , 01/2020
  • Dicionário e ensino de língua portuguesa: o que diz o verbete , FERNANDA GÉSSICA PEREIRA DOS SANTOS NASCIMENTO , 04/2021
  • Construindo pontes para o ensino de língua portuguesa: uma proposta raciolinguística de ensino a partir da realidade de docentes de uma escola de Ensino Médio regular em Horizonte - CE, FRANCISCO NAILTON PEREIRA DA SILVA , 04/2021
  • Léxico da língua futa-fula da Guiné-Bissau: uma proposta de vocabulário trilíngue, MAMADÚ SALIU DJALÓ , 07/2021
  • O uso de gírias como identidade linguística dos estudantes angolanos da UNILAB-Ceará, MORENA MADALENA DA COSTA NGOLA , 08/2021
  • Políticas Linguísticas em Guiné-Bissau e o impacto para as línguas étnicas , VELAMINA FERNANDO PAULO , 08/2021
  • O papel das línguas portuguesa e guineense no sistema de Ensino Básico de Guiné-Bissau , REGINALDO UMATEB SANTIAGO NETO , 08/2021
  • O papel do intérprete de Libras na educação inclusiva nos municípios de Redenção e Acarape - Ceará , WELLINGTON BRITO E SOUZA , 08/2021

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1 v3.22.20