- SEÇÃO DE ACOLHIMENTO E ARTICULAÇÃO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Carlos Subuhana, de nacionalidade moçambicana.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997. Obteve o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) na mesma instituição em 2001, sob a orientação de Marco Antonio Gonçalves. Seu doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005, sob orientação da antropóloga Myriam Moraes Lins de Barros. Em 2007 terminou um estágio de pós-doutoramento em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Kabengele Munanga. Em 2016 terminou um estágio de pós-doutoramento no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (Cátedra UNESCO Multilinguismo e Produção de Conteúdo em Língua Portuguesa no Mundo Digital) na Universidade Estadual de Campinas, sob a supervisão da Profa. Dra. Cláudia Marinho Wanderley. É quadro efetivo (Professor Adjunto C - 2) do Instituto de Humanidades - IH/UNILAB. É chefe da Seção de Acolhimento e Acompanhamento (SAA), vinculada à Coordenação de Seleção, Acolhimento e Acompanhamento (CSAA), da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (PROINST/UNILAB). É Pesquisador da Casa das Áfricas (Instituto cultural, de formação e de estudos sobre sociedades africanas - São Paulo). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) B (FUNCAP / CNPQ) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, e foi Professor Visitante Estrangeiro na UNILAB. Foi Coordenador de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (COPAF/PROPAE/UNILAB), foi Pesquisador Associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/UNICAMP).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Em seu currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são Antropologia, Sociologia e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia das populações afro-brasileiras, estudos africanos, ritual e seus simbolismos, políticas públicas, migração, relações internacionais.