UNILAB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Redenção, 28 de Abril de 2024

cleide maria da silva leite

ICEN - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Ingressei como professora no ensino médio (1993) e um ano depois no ensino superior através de concurso público na Universidade Federal de Roraima (UFRR), permanecendo por apenas um período letivo. Em dezembro de 1994 tomei posse na Universidade Federal do Piauí (UFPI), após aprovação em concurso público onde permaneci até 06 de janeiro de 2015. Durante esse período lecionei disciplinas de Química Geral, Analítica, Inorgânica e de Análise Térmica em cursos de mestrado. Desenvolvi atividades de pesquisa em materiais, com ênfase em sínteses e caracterização de materiais poliméricos e compósitos com fibras naturais e argilas, utilizando, principalmente, a análise termogravimétrica (TG) e a calorimetria exploratória diferencial (DSC). Orientei dissertações de mestrado e participei de todos os programas de iniciação científica e de docência disponíveis na UFPI.
Atualmente sou professora da Unilab, do Curso de Licenciatura em Química e leciono disciplinas de cunho teórico e experimental nas áreas da Química Geral, Química Inorgânica e de disciplinas contendo práticas educativas, como os projetos integradores em Química.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Sou Licenciada em Química pela Universidade Federal do Ceará (1989), tendo concluído o mestrado em Química Inorgânica pela mesma universidade em 1993. O doutorado foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) com tema em materiais poliméricos usando uma variação da calorimetria exploratória diferencial, a qual inclui a modulação da temperatura (TMDSC).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Materiais poliméricos, compósitos com fibras naturais e argilas. Caracterização de materiais, incluindo drogas e excipientes usados na indústria farmacêutica.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9540139741183164

Formação Acadêmica

- GRADUAÇÃO
LICENCIADA EM QUÍMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
- DOUTORADO
DOUTORA EM CIÊNCIAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
- MESTRADO
MESTRE EM QUÍMICA INORGÂNICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Contatos

Endereço profissional
cleide@unilab.edu.br
Sala
não informado
Telefone/Ramal
33731593
Endereço eletrônico
cleide@unilab.edu.br

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1 v3.22.20