Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZE DO AMARAL OLIVEIRA

DISCENTE: SUZE DO AMARAL OLIVEIRA
DATA: 01/09/2021
LOCAL: Google Meet meet.google.com/bsb-idfa-emq

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: EM ANÁLISE, UMA MOSTRA DE DISCURSO DOCENTE EM REDES SOCIAIS DIGITAIS

representações sociais; análise do discurso crítica; discurso docente; estudante; vulnerabilidade social.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa objetiva analisar as representações sociais de professores da rede estadual do Ceará sobre seus/suas estudantes em situação de vulnerabilidade social, discursivamente (re)produzidas em redes sociais digitais, no contexto da pandemia da Covid-19. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos nas seguintes teorias: Teoria das Representações Sociais, a partir dos estudos de Moscovici (1976, 2013) e da abordagem discursiva das representações sociais, de Irineu (2019) e outros; e Análise do Discurso Crítica, de Fairclough (1989, 2016), Magalhães (2005, 2011, 2017) e Resende e Ramalho (2006, 2010, 2016). Do ponto de vista metodológico, adotamos o método tridimensional de análise proposto por Fairclough (2016) e separamos uma mostra de discurso docente materializado em comentários no Facebook e que tinham estudantes em vulnerabilidade social como tópico discursivo. Foram seguidos os seguintes procedimentos: no nível do texto, descrevemos os elementos temáticos através dos processos de lexicalização, referenciação e orações como vetores de representações sociais; no nível da prática discursiva, examinamos os processos de produção, distribuição e consumo do discurso docente em comentários pelo grupo social em questão; por fim, no nível da prática social, investigamos as bases ideológicas e hegemônicas que sustentam o discurso analisado. Os resultados evidenciaram que o/a estudante em vulnerabilidade social é representado/a como aquele/a que enfrenta muitos problemas sociais, algo que interfere no processo de ensino e aprendizagem, mas, por vezes, para o grupo social, alguns estudantes acabam se aproveitando da sua situação e agem como charlatões. Já sobre a prática discursiva, presente no grupo social professores do estado do Ceará a partir dos textos e comentários em rede social virtual, como estes são os que materializam o corpus discurso docente em análise nesta dissertação, tal prática tem uma especificidade própria do texto comentário, produzido, divulgado e consumido pelos membros professores/as dentro do ambiente virtual da rede social. Acrescentamos que essas discussões que ocorrem por meio dos processos de produção, distribuição e consumo estão alinhadas a valores ideológicos históricos, atravessados pela hegemonia capitalista.

Externo à Instituição - LUCINEUDO MACHADO IRINEU - UECE
Presidente - 1249292 - MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS
Externo à Instituição - MARIA VALDÊNIA FALCÃO DO NASCIMENTO - UFC
Externo à Instituição - MESSIAS HOLANDA DIEB - UFC