Banca de QUALIFICAÇÃO: NUMNA TÉ

DISCENTE: NUMNA TÉ
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Ambiente de videoconferência - Google Meets

A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NOS INTERIORES: o caso de Acarape e Redenção

Acarape e Redenção. Interiorização. Unilab. Ensino Superior. Mudanças e Conflitos Socioculturais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia Urbana

Esta dissertação refere-se ao estudo sobre as experiências de mudanças que os Municípios de Acarape e Redenção no interior do estado Ceará, Brasil vêm experimentando ao longo da última década com ação do projeto da interiorização e internacionalização que resultou na criação da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em 2010. Essas dinâmicas tiveram ápice a partir de momento que a Universidade foi instalada e consequentemente a vinda e estabelecimento temporário dos estudantes africanos nos dois municípios. Nesse interim, habitantes de Acarape e Redenção começaram a experimentar aceleradas mudanças em torno das estruturas urbanas, relação de troca (socioeconômico), aglomerações das pessoas e processos de inter-relações socioculturais derivados da junção dos antigos-moradores e recém-chegados estudantes (principalmente estudantes internacionais). Essas conjunturas dinamizaram custo de vida que antes era razoável as pessoas menos favorecidos financeiramente nos bairros de Centrais. Situação que interfere na convivência sociocultural dos antigos-moradores e recém-chegados estudantes internacionais. O objetivo deste trabalho é compreender o modo como o processo dinâmico de mudança tem comprometido o cotidiano dos Antigos-moradores. Em outro vertente, a pesquisa preocupa-se em encontrar lugar dos antigos-moradores no projeto da interiorização do Ensino Superior no Brasil. Foi utilizada a perspectiva metodológica, a pesquisa qualitativo-descritiva para averiguar fatos ao campo. As informações etnografadas sinalizam que, chegada da Unilab e seus agentes dinamizaram processos de mudanças e de alto custo de vida em curso na cidade de Acarape e Redenção. Segundo os entrevistados, além da Unilab, as prefeituras e os proprietários de imóveis e comércios contribuíram decisivamente nessas mudanças. Consequência desses processos teve repercussão direta na vida dos habitantes mais vulneráveis que antes viviam ou ainda vivem nos Centros dessas cidades pagando alugueis ou em casas próprias, mas sem renda estável. O que obrigados alguns a mudarem para lugares periféricos destas cidadezinhas ou até mesmo para outros municípios. Relativamente a essa questão foi constatado que alguns dos antigos-moradores do Centro alugam suas residências aos recém-chegados (estudantes) e mudam para outras localidades. Por fim, estas circunstâncias fazem emergir os discursos que motivam os conflitos socioculturais na interação entre recém-chegados e antigos-moradores.

Interno - 051.569.956-08 - KLEYTON RATTES GONÇALVES - UFC
Interno - 1659589 - RAFAEL ANTUNES ALMEIDA