Banca de DEFESA: RAISSA EMANUELLE MEDEIROS SOUTO

DISCENTE: RAISSA EMANUELLE MEDEIROS SOUTO
DATA: 03/12/2020
LOCAL: Online - Google Meet

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

Obstetrícia; Humanização do parto; Violência contra a mulher; Estudos de validação; parto; trabalho de parto.

SUBÁREA: Enfermagem Obstétrica

O presente estudo tem como objetivo desenvolver um Questionário de Identificação e Caracterização de Violência Obstétrica, em seguida realizar a validação de conteúdo com os juízes e a análise semântica com o público-alvo. Trata-se de um estudo metodológico com pilar na psicometria, no qual foi desenvolvido apenas o polo teórico. Para construção do questionário, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando a seguinte pergunta norteadora: quais as formas de violência obstétrica mais prevalentes de acordo com a literatura científica? Foram utilizados os descritores controlados: “ parto”, “parto normal”, “parto humanizado”, “gravidez”, “trabalho de parto”, “violência” e “violência contra a mulher” com o uso dos operadores booleanos AND e OR como ferramenta para o cruzamento. O levantamento dos artigos foi feito nas bases de dados LILACS, BDENF, PubMed, SCOPUS e Web of Science. A seleção dos juízes foi por meio da amostragem de rede ou bola de neve, a qual foi composto de 25 a 50 juízes. A coleta de dados ocorreu em maio e junho de 2020, sendo enviada uma carta-convite via e-mail, correio postal ou via whatshapp aos juízes. Após aceitação, foram disponibilizados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para juízes, um questionário de caracterização dos juízes, juntamente ao instrumento de validação e a primeira versão do Questionário de identificação e caracterização de violência obstétrica. Foi estabelecido um prazo de 10 dias para a análise, o preenchimento e a devolução do instrumento. Os critérios avaliados pelos juízes foram de clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Após a validação de conteúdo, foi realizada a validação semântica com 35 mulheres. A seleção da amostra se deu por amostragem de rede ou bola de neve. Os critérios de inclusão foram: ser do sexo feminino, possuir idade igual ou superior a 18 anos e ter tido pelo menos uma experiência com parto. Foram excluídas mulheres que apresentassem dificuldade na compreensão para avaliação do questionário. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2020 por meio do envio de um formulário eletrônico via e-mail ou whatshapp. Inicialmente, foi enviado o formulário eletrônico, o qual continha TCLE, que após o consentimento em participar do estudo, este era direcionado para o instrumento de avaliação semântica dos itens pelo público-alvo. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para análise da validação de conteúdo e semântica, sendo considerado o valor mínimo de 0,8. E o coeficiente alfa de Cronbach, para verificar o grau de confiabilidade das respostas com valor mínimo de 0,7. Os dados de identificação dos juízes e os sociodemográficos e gineco-obstétricos das mulheres foram processados e analisados de forma descritiva, por meio dos cálculos para frequência absoluta e relativa, médias e desvios padrão das variáveis numéricas. A partir da revisão integrativa surgiram as categorias de violência obstétrica que compuseram o questionário. O Questionário inicial foi composto de 67 questões, entre abertas e do tipo likert, sendo dividido em três blocos: Dados de identificação, Antecedentes obstétricos e Categorias de violência obstétrica. A validação de conteúdo pelos juízes aos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica atingiram uma média de IVC, respectivamente, de 0,95; 0,97 e 0,97; evidenciando congruência entre os itens e tornando-os validados. A média de alfa de Cronbach para os critérios acima citados foram, respectivamente, 0,94; 0,96 e 0,96; evidenciando boa consistência interna entre os itens. Após a validade de conteúdo, o Questionário foi submetido a análise semântica dos itens pelo público-alvo com uma amostra de 35 mulheres. A análise apresentou média de 0,91 para os valores de IVC e para os valores de alfa de Cronbach de 0,98, tornando o Questionário validado. O Questionário de Identificação e Classificação de Violência obstétrica foi considerado válido para aplicação com o público alvo, podendo ser utilizado pelos profissionais de saúde, a fim de identificar uma possível violência obstétrica, e contribuir para melhoria da assistência de saúde.

Externo à Instituição - ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO - UFC
Interno - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO