O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OUVINTES NA COMUNIDADE AFRO-BRASILEIRA: CURRÍCULO, FAZERES E SABERES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE- BAHIA.
Língua, Libras, Cultura surda, Identidade linguística e inclusão
O capítulo aborda as concepções de língua, territorialidade, comunidade surda e multiculturalismo, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um campo multifacetado de estudo e prática. Inicialmente, discute-se a diversidade
de concepções sobre língua, nas ideias de Ferdinand de Saussure e Ronice Quadros. Em seguida, uma breve Ronice Quadros e apresentação da cidade de São Francisco do Conde, explorando a territorialidade da comunidade surda, sua cultural e socialização linguística com base na Língua Brasileira de Sinais/Libras. A seguir, a importância do multiculturalismo respeitando a diversidade étnico-racial e cultural da comunidade surda, enfatizando a valorização das diferentes identidades presentes na sociedade, nas visões de Kabengele Munanga e Peter Mclaren. Por fim, destaca-se a Libras como um elemento central nesse contexto, representando uma língua de comunicação, e também um símbolo de identidade e resistência para a comunidade surda, ao
mesmo tempo em que promove a interculturalidade e a inclusão em uma sociedade plural.