AFETIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
afetividade; educação de jovens e adultos; gestão escolar.
Esta pesquisa científica se propõe a estabelecer uma compreensão acerca do papel do afeto na Educação de Jovens e Adultos, a fim de oferecer insights valiosos para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas educacionais, ajudando-os a desenvolver estratégias e abordagens mais eficazes para atender às necessidades emocionais e acadêmicas dos(as) estudantes adultos. Após uma abordagem sobre o conceito de Afetividade, sua importância para a prática pedagógica na EJA, como mecanismo social, cognitivo e pedagógico embasada por estudiosos como Wallon, Freire, Espinosa, foram destacados os desafios da Educação de Jovens e Adultos, história, leis, políticas públicas, até adentrar o mundo dessa modalidade, na Escola Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho. A partir disso, são utilizados métodos que explorem, pedagogicamente, a participação dos envolvidos mais diretamente nesse processo (educandos e educadores) que estimulem a interação, além de incentivar a prática do conhecimento, conectando o conteúdo com as experiências de vida dos(as) estudantes adultos(as), colaborando para a construção coletiva do conhecimento, de forma mais leve, empática, estabelecendo um ambiente de confiança, a partir do conhecimento das experiências de vida e desafios específicos enfrentados pelos(as) estudantes adultos (as) na EJA.