Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDY KELLY MONTEIRO DE MENEZES

DISCENTE: SANDY KELLY MONTEIRO DE MENEZES
DATA: 25/01/2022
LOCAL: meet.google.com/grc-enbd-svi

Ruptura de reservatório no semiárido brasileiro e seus efeitos na topografia do leito: o caso do açude escola, Pentecoste-CE

Rompimento de barragem; Dinâmica de Sedimentos; Semiárido.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
ESPECIALIDADE: Conservação de Solo e Água

Barragens são infraestruturas de armazenamento hídrico para disponibilização deste recurso sobretudo em períodos de ausência de precipitação, contudo, quando não bem monitoradas, podem romper e causar sérios danos ao meio ambiente e a sociedade circunvizinha, como comumente registrado em barragens de áreas rurais do Estado do Ceará. O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica de sedimentos na bacia hidráulica do Açude Escola, localizada no município de Pentecoste, como resultado da ruptura da barragem e dos eventos de escoamentos posteriores com potencial para remobilização de sedimentos previamente depositados. Para geração do modelo digital de terreno e estimativa de alterações decorrentes de processos erosivos, realizou-se um levantamento topográfico baseado na combinação de dados de levantamento de solo (estação total e GNSS) e aéreo usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP). Com base em comparação das curvas cota-área-volume do açude Escola geradas por levantamento topográficos realizados em 2017 e 2021 foi possível estimar um ganho percentual de 9,7% na capacidade de acumulação do reservatório como resultado de processos erosivos decorrentes da ruptura da barragem e de eventos posteriores de escoamento ocorridos pelo leito seco com alta disponibilidade de sedimentos previamente depositados.

Presidente - 1669399 - GEORGE LEITE MAMEDE
Interno - 2059551 - ALEXANDRE CUNHA COSTA