Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS PAULO DA SILVA

DISCENTE: MARCOS PAULO DA SILVA
DATA: 30/06/2021

RECATEGORIZAÇÃO   E ESTEREÓTIPOS DA MULHER EM PROPAGANDAS DE CERVEJA

Recategorização; estereótipos; representação social.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as estratégias de referenciação anafóricas utilizadas nas propagandas de cerveja e sua relação na construção da representação social da mulher através de estereótipos. O exemplário a ser explorado é constituído por textos do domínio discursivo publicitário, propagandas de cerveja. O motivo da escolha do corpus pertencente a esse domínio do discurso se deu em razão da necessidade de verificar como os estereótipos e as anáforas são mobilizados pelo locutor em prol de estratégias para persuadir o outro em textos que articulam a linguagem verbal e a linguagem não-verbal. Para fundamentar essa empreitada, o aporte teórico evocado será Amossy (2020) e Amossy e Pierrot (2010), no que concerne aos estereótipos.  Já em relação às estratégias de referenciação que estão atreladas a textos multimodais, o aporte teórico será constituído, sobretudo pelos trabalhos de Capistrano Júnior (2011), Lima (2013), Lima e Cavalcante (2015), Sousa (2017) e Cavalcante e Brito (2020). Quanto à metodologia, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, o método a ser utilizado é hipotético-dedutivo e a natureza é exploratória. Foram selecionadas 20 propagandas de cerveja que usam a imagem da mulher das seguintes marcas: Devassa, Skol, Conti, Laurentina e A Outra, Antártica, Mulata, Itaipava, Brahma e Cafuza,  coletados em sites  na web. Buscaremos mostrar, portanto, como os processos de recategorização são mobilizados nesses textos para a construção de estereótipos da representação social da mulher.

Externo à Instituição - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - UFERSA
Externo à Instituição - MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA - UFMA