Banca de QUALIFICAÇÃO: JAINY KELLY SOUSA RAMOS

DISCENTE: JAINY KELLY SOUSA RAMOS
DATA: 27/05/2021
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/fvo-yxvo-ztk

AS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS CONSTITUTIVAS DOS TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS DA ESCOLA PROFISSIONAL ADOLFO FERREIRA (REDENÇÃO-CE)

Técnicas argumentativas, texto dissertativo-argumentativo, ENEM.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas argumentativas presentes nas redações das provas simuladas do Projeto de Extensão PROENEM (UNILAB) dos alunos de 3º série do ensino médio da Escola de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa – Redenção-CE. Para isso, nossa base teórica será o trabalho de Perelman e Tyteca (2014), que foram responsáveis na proposição do Tratado de Argumentação, em que as técnicas argumentativas tiveram cerne central. Recorreremos, sempre que necessário, a fim de explicar a proposta de Perelman e Tyteca (2014), aos trabalhos de Menezes (2011) e Garantizado Júnior (2015, 2016), que analisaram o uso das técnicas argumentativas no discurso político. Metodologicamente, nossa pesquisa possui abordagem mista (qualitativa e quantitativa), método hipotético-dedutivo e tem natureza exploratória. Nosso corpus é composto por 65 redações dissertativo-argumentativas de alunos pré-universitários, produzidas no mês de abril de 2019. A coleta, digitalização, digitação e codificadas dos textos foi realizada pelos bolsistas e voluntários do projeto PROENEM. Os resultados parciais apontam que as técnicas argumentativas mais recorrentes dentro do texto dissertativo-argumentativo foram aquelas que fazem parte dos argumentos baseados na estrutura do real (140 ocorrências) como, por exemplo, o argumento pelo vínculo causal, o argumento pragmático e o argumento de autoridade. Em seguida, os argumentos quase-lógicos (28 ocorrências) e os argumentos que fundamentam a estrutura do real foram os que menos apareceram no corpus (12 ocorrências). Por fim, intentamos, com esse trabalho, contribuir para a criação de subsídios pedagógicos no que tange à argumentação, visto que os mais variados argumentos só poderão ser avaliados e empregados eficientemente se forem estudados com propriedade pela comunidade escolar.

Interno - 1379478 - CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Presidente - 2278993 - JOSE OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JUNIOR