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Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA SILVA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA SILVA CRUZ
DATA: 27/05/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/fdy-rjqu-eag
TÍTULO:

ANÁLISE TEXTUAL E RETÓRICA DA CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE PREVENÇÃO À COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; Componentes da argumentação; Anúncio publicitário; Covid-19


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Nos últimos meses, a doença nomeada de Covid-19 espalhou-se por vários países do mundo e ocasionou a morte de milhares de pessoas. Na busca por ações que pudessem evitar o contágio e a disseminação do coronavírus, a esfera digital foi recurso para que portais como as Secretarias de Saúde pudessem realizar orientações acerca da doença para a população. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar a construção da argumentação textual e retórica nos anúncios publicitários contra a Covid-19, publicados entre os meses de março de 2020 a março de 2021, nos sites oficiais das Secretaria de Saúde dos Estados do Nordeste. Teoricamente, a nossa pesquisa será alicerçada no trabalho de Garantizado Júnior (2015), que desenvolveu uma proposta de análise da argumentação sob a óptica de fatores textuais (Componente Genérico e Componente Sequencial), fatores retóricos (Componente Retórico), e também os fatores contextuais (Elementos Externos ao Texto).  Autores como Sousa (2005) e Sandmann (2020) também são utilizados por nós para conceituar o gênero anúncio e discutir sobre as características da linguagem da propaganda. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem qualitativa com o método de abordagem hipotético-dedutivo. O corpus será constituído a partir do acesso aos sites das Secretarias de Saúde dos Estados nordestinos. A coleta de anúncios de prevenção e combate ao coronavírus, veiculados no período de março de 2020 a março de 2021, ocorrerá  de acordo com os critérios e as etapas de análises pré-estabelecidas. Espera-se que os textos sofram influência de seu contexto de produção, em que os Elementos Externos ao Texto exercem coerções sobre o gênero anúncio. Ademais, as unidades do gênero anúncio (o Componente Genérico) e os elementos da sequência textual (o Componente Sequencial) contribuem para a mobilização de argumentos para defender que a população tenha mais cuidados de saúde. Além disso, o Componente Retórico é mobilizado nos anúncios por meio da construção da imagem negativa do coronavírus e da apresentação de provas com o uso de técnicas argumentativas que incentivem ao cumprimento das medidas preventivas e o  isolamento social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2278993 - JOSE OLAVO DA SILVA GARANTIZADO JUNIOR
Interno - 1531838 - LEIA CRUZ DE MENEZES RODRIGUES
Interno - 1379478 - CLAUDIA RAMOS CARIOCA
Externo ao Programa - 2279043 - ROQUE DO NASCIMENTO ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 27/05/2021 08:22
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