Banca de DEFESA: JOSÉ EVERARDO GOMES DOS SANTOS

DISCENTE: JOSÉ EVERARDO GOMES DOS SANTOS
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Google Meet, na sala virtual: meet.google.com/bqk-kzmb-ojm

A Utilização da Técnica de Origamis (Dobraduras) como Estratégia Facilitadora para a Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental

origami, ensino, geometria.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciadas aulas de 7º, 8º e 9º anos, aplicadas principalmente em aulas de laboratório de matemática como prática de ludicidade. As atividades tiveram como objetivo principal construir os pontos notáveis do triângulo (incentro, circuncentro, baricentro, ortocentro e suas propriedades), construção de alguns polígonos: quadrado, triângulo equilátero, hexágono regular, pentágono regular, octógono regular, por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana. Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos. Observou se, também, que alunos que não tiveram interesse pelas aulas tradicionais, se integram mais e tiverem uma participação empolgada. Observou se uma maior interação como grupo, e acabaram os desentendimentos em sala.

Presidente - 1963927 - DANILA FERNANDES TAVARES
Externo à Instituição - EDNEY FREITAS GREGÓRIO - UECE
Interno - 1550695 - JOSERLAN PEROTE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/09/2020 14:41