REPRESENTAÇÕES DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ITAPIÚNA (CE): ENSINO FUNDAMENTAL (6° AO 9° ANO).
Ensino de Ciências Naturais; Livro didático; Negros.
A pesquisa Representações dos Negros nos Livros Didáticos de Ciências Naturais, em Itapiúna (CE): Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) tem como objetivo analisar as representações textuais e imagéticas dos negros nos livros didáticos de Ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O referido problema parte da experiência do pesquisador como professor de Ciências Naturais para os anos finais do Ensino Fundamental dentro de um cenário de mobilização do magistério do município de Itapiúna (CE) em 2007 até os dias atuais que nos motivaram a pensar como os livros didáticos, concedidos como objeto cultura, mesmo diante da familiaridade dessa ferramenta pedagógica em contexto escolar, estariam representando os negros, na condição de sujeitos históricos. Para a análise textual e imagética dos negros nos livros didáticos, adotamos o referencial teórico-metodológico de Roger Chartier para sistematizar a análise textual e imagética.