Banca de DEFESA: HUDSON PIMENTEL COSTA

DISCENTE: HUDSON PIMENTEL COSTA
DATA: 16/10/2020
LOCAL: Sala virtual

Determinação de macro e micronutrientes em alimentos enterais empregando espectroscopia no infravermelho próximo e calibração multivariada.

NIR; CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA; ALIMENTO ENTERAL

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente E Agrárias

Nos últimos anos as indústrias de alimentos enterais veem inovando na forma de processamento e análises de seus produtos. A espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) suje como uma alternativa, a espectroscopia NIR é sensível aos sinais de interação entre as moléculas química orgânica da amostra, sendo suas bandas de absorção correspondentes aos grupos funcionais específicos como as CH3 , CH, OH, NH, CO, CONH2 . Deste modo o presente trabalho tem como objetivo desenvolver metodologias capazes de prever os teores de diferentes nutrientes em um tipo de alimento enteral industrial utilizando a técnica de espectroscopia NIR associada a ferramentas quimiométricas. A pesquisa foi realizada através de uma parceria entre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a indústria de alimentos enterais NUTERAL®, no qual foi escolhido um produto da marca denominado Mix enteral e a partir dele foram criados variações utilizando a técnica de planejamento de misturas, os dados espectrais foram obtidos em triplicata usando o espectrômetro de NIR PerkinElmer Frontier IR no comprimento de onda entre 800 e 2500 nanômetro (nm) sendo os dados espectrais submetidos a pré-tratamentos quimiométricos como o Correção Multiplicativa do Sinal (MSC),  Variação normal padrão (SNV), Suavização e Primeira derivada de Savitsky-Golay. Posteriormente foram elaborados modelos de calibração utilizando o algoritmo de Regressão por Mínimos Quadrados Parciais (PLS) que foram validados pelo processo de validação cruzada e validação externa. Os resultados obtidos demostram que os modelos de calibração foram estatisticamente melhores para as previsões dos macronutrientes. Sendo esses classificados como excelentes no que se refere a suas acurácias, principalmente quando analisado o R², em destaque as os modelos de carboidratos totais pré-tratados com MSC associada a suavização e o modelo tratado com SNV, suavização mais a primeira derivada, ambos apresentaram R² = 0,995. Os modelos para micronutrientes não apresentaram valores estatísticos tão precisos quanto os macronutrientes, sendo melhorando quando aplicados a seleção de variáveis, inicialmente essa seleção foi aplicada nos aminoácidos L-carnitina e L-arginina, para determinação das zonas espectrais do aminoácido foi buscado as faixas que correspondia ao grupo orgânico das aminas (NH) que está na estrutura molecular desse nutriente. Esse procedimento melhorou significativamente seus parâmetros estatísticos, em destaque a dispersão das amostras sobre a linha de regressão. Todos esses processos proporcionaram uma melhor previsão das amostras reais do Mix Enteral, sendo isso comprovado quando inseridos os modelos nove amostras comerciais do produto de forma rápida, eficiente e sustentável.

Presidente - 1555831 - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Interno - 1909480 - MARIA DO SOCORRO MOURA RUFINO