Banca de QUALIFICAÇÃO: NICAELE SOUSA DA SILVA NERI

DISCENTE: NICAELE SOUSA DA SILVA NERI
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Google Meet

O ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO TEMPO VERBAL FUTURO NO LIVRO DIDÁTICO

ensino de gramática, tempo futuro, funcionalismo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino do tempo Futuro no livro didático Se liga nas Linguagens – Português do Ensino Médio, identificando traços funcionais codificados por este tempo verbal por meio da abordagem funcionalista. Para a realização desse estudo faremos uma comparação da abordagem apresentada no livro didático escolhido com os pressupostos da abordagem funcionalista, desde as diferentes nuanças aspectuais e modais aos processos de gramaticalização por que passam os verbos auxiliares que compõem as perífrases indicativas de situações futuras, assim, faremos uma análise da obra, observando, principalmente: a) a visão de língua e de gramática dos autores do livro; b) o modo de abordagem das categorias tempo, modalidade e aspecto nas seções e; c) os exercícios propostos para os alunos, isso nos permitirá estabelecer um contraponto entre o que é proposto no livro didático e os diversos trabalhos que investigam o tempo verbal futuro nos moldes funcionalistas. Acreditamos, assim, que o tratamento dado ao verbo pode ser predominantemente formal, em virtude da preocupação excessiva com os aspectos morfológicos e da quase exclusão dos aspectos semânticos importantes para a abordagem dessa classe. É fundamental para a compreensão dos tempos verbais, em especial nessa pesquisa o futuro, as relações semânticas implicadas neles. Para desenvolvermos nossos estudos sobre o ensino de gramática, contamos com várias contribuições, as quais destacamos as de Givón (1995; 2001; 2002; 2009), Neves (2010, 2012, 2013) e Travaglia (2009, 2011, 2013) que nos ajudarão a entender o ensino sob uma perspectiva comunicativa tão necessária para nossas análises sobre o livro didático.

Presidente - 1059371 - FABIO FERNANDES TORRES
Interno - 1513602 - IZABEL LARISSA LUCENA SILVA