Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA MARTINS LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA MARTINS LEAL
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 A VARIAÇÃO LINGUISTÍCA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa. Língua Materna. Variação linguística. Ensino.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem que o livro didático “Geração Alpha” confere à variação linguística, uma vez que se trata de parte fundamental do fazer pedagógico nas escolas brasileiras, que será guiado, em grande partem pelos conceitos e perspectivas teóricas mobilizadas pelos autores do livro. Dessa forma, a relevância científica deste estudo encontra-se na necessidade de se compreender como o livro didático lida com a variação linguística, e a necessidade de se repensar constantemente as práticas pedagógicas que envolvem este tema, que considerem o conhecimento linguístico prévio do aluno, valorizando assim, as variedades linguísticas que já dominam enquanto falantes nativos da língua portuguesa. Para a realização desse estudo, apoiamo-nos nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, iniciada por Labov (1972), fundamentados na relação entre língua e sociedade e nas contribuições para o ensino de língua materna e em estudiosos como Bortoni – Ricardo (2004, 2005,2014), Marcos Bagno (2002, 2007, 2011, 2013,2017), dentre outros. Os resultados preliminares revelam que o livro traz o conceito de norma-padrão, mas não faz qualquer tipo de reflexão a respeito do termo. O material também carece de um reforço teórico que enalteça a compreensão do aluno sobre várias questões que envolvem os estudos linguísticos, como por exemplo sobre a pluralidade de língua existentes no Brasil e sobre a contribuição significativa de outros povos (além dos índios e africanos) para a nossa língua. Há também a necessidade de uma reflexão clara sobre o preconceito linguístico que possibilite professores e alunos refletirem, no ambiente escolar, sobre a língua em uso. Ademais, a proposta de ensino parte de polarizações linguístico-sociais: certo e errado, padrão e não padrão, culto e caipira, assumindo a norma padrão da língua para, a partir dela, conceituar as demais como sendo desprestigiadas e caipiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1059371 - FABIO FERNANDES TORRES
Interno - 3073470 - ALEXANDRE COHN DA SILVEIRA
Externo à Instituição - ALUIZA ALVES DE ARAUJO - UECE
Externo à Instituição - LORENA DA SILVA RODRIGUES - Seduc-CE
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 10:35
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1