Banca de DEFESA: JEFFERSON TORRES MACHADO

DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala 212, Bloco 2, Palmares

Sequência Fedathi: uma Abordagem da Geometria Euclidiana Plana no Ensino Médio

Sequência Fedathi. Geometria. Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente estudo buscou analisar a Sequência Fedathi como alternativa metodológica para o ensino de Geometria Plana no ensino médio a partir das concepções da didática da matemática e pesquisa ação de viés qualitativo. Dito isso, foram aplicados questionários compostos por perguntas abertas e realizadas sessões didáticas fundamentadas pela Sequência Fedathi para responder como essa metodologia pode contribuir para a aprendizagem em geometria. Nesse contexto, percebeu-se a necessidade de mudanças no modo de instrução predominante nas escolas, o método tradicional, dado que não tem respondido as exigências por aulas dinâmicas e interativas nas quais os estudantes elaboram o pensamento logico-dedutivo sem se limitarem ao uso de fórmulas memorizadas para solucionarem os problemas. Observou-se também que a Sequência Fedathi, experimentada nessa pesquisa, produziu o estímulo postulado pelos alunos com a inserção de elementos importantes para a aprendizagem, como o contraexemplo e o acordo didático. Nessa perspectiva, os professores agem como mediadores do processo instrutivo, enquanto os aprendizes atuam de forma autônoma e são protagonistas da própria formação. Por fim, fundado nas reflexões oriundas dessa investigação, conclui-se que a Sequência Fedathi e um mecanismo válido para a obtenção de melhores resultados no ensino de geometria plana quando comparados com a metodologia tradicional, pois os princípios basilares da metodologia Fedathi mostraram-se eficientes para a educação dos alunos.

Presidente - 1963927 - DANILA FERNANDES TAVARES
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS - UFC