Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIGIA MARIA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIGIA MARIA FERREIRA DA SILVA
DATA: 18/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

USO DOS FLORAIS DO SERTÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia Floral; Saúde Mental; Terapias Complementares; Cuidados de Enfermagem


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A saúde mental dos estudantes universitários tem sido objeto de crescente interesse devido ao aumento dos casos de adoecimento nesse grupo. A transição para o ambiente acadêmico pode representar um desafio significativo, especialmente para estudantes que se deslocam de seus países de origem para cursar graduações. A pesquisa busca destacar a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no cuidado e bem-estar, em especial a terapia floral, com os florais do sertão, em relação à atenção integral a pessoas com transtornos mentais leves e persistentes em universitários. O objetivo geral do estudo é investigar a eficácia dos Florais do Sertão na promoção da saúde mental de estudantes universitários. O estudo está delineado como metodologia quase-experimental, não randomizado, de natureza qualitativa. A escolha da metodologia qualitativa foi fundamentada na necessidade de gerar hipóteses em um universo considerado grande e espalhado, permitindo uma abordagem individual ao ser humano. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 participantes do curso de enfermagem e dividido entre as nacionalidades presentes na instituição, e em grupos de acordo com a situação analisada e vivenciada pelos participantes.
A coleta de dados será realizada antes e depois do uso dos florais, esses florais são preparados com base de plantas nativas do sertão nordestino do Brasil, em seu habitat natural, conservados em conhaque, conhecido por Brandy, que garanta a atuação das flores. Após a energização da água pelo florais, é feita uma filtragem e acondicionamento de acordo com a empresa fundadora, Paixão Natural. Salienta-se que será respeitado as normas éticas e de segurança, incluindo a submissão à análise do Comitê de Ética da UNILAB e a garantia de
sigilo e privacidade dos dados coletados. Os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo sua participação voluntária e o direito à privacidade e sigilo das informações. Os resultados esperados com essa pesquisa é que contribuía para o avanço do conhecimento sobre práticas integrativas no cuidado da saúde mental em contextos acadêmicos e explore a eficácia dos florais do sertão como ferramentas de cuidado, prevenção e promoção da saúde mental da comunidade geral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Externo à Instituição - ÂNGELA MARIA ALVES E SOUZA - UFC
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 15:22
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1