Banca de DEFESA: JOSEMARA BARBOSA CARNEIRO

DATA: 16/04/2024
LOCAL: Campus das Auroras - Bloco A, Sala 302 - Videoconferência

TECNOLOGIA ASSISTIVA SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE PARA SURDOS

Doação de sangue. Pessoas com deficiência auditiva. Vídeo educativo. Enfermagem.

Resumo (até 500 palavras): O objetivo foi avaliar o conhecimento de surdos antes e após aplicação de vídeo educativo sobre doação de sangue. Tratou-se de estudo multimétodo, composto por pesquisa metodológica e quase-experimental, realizado de junho de 2023 a março de 2024 no Instituto Cearense de Educação dos Surdos e Associação dos Surdos do Ceará. Os participantes foram os surdos regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio do instituto, e aqueles regularmente associados, acima de 16 anos. Na pesquisa
metodológica, foi realizada validação aparente de banco de questões sobre doação de sangue versão em Libras, com 13 estudantes surdos do instituto. Após isso, foi estruturado o instrumento de coleta de dados para avaliação do conhecimento com dez questões sorteadas do banco de questões, organizadas em ordem crescente de complexidade. No estudo quase-experimental, aplicou-se vídeo educativo sobre doação de sangue para surdos, construído e validado em estudo anterior, com os estudantes e associados acima de 16 anos, avaliou-se o conhecimento antes, imediatamente após e 15 dias após o seu uso. A análise da validação aparente, utilizou-se Índice de Validade de Conteúdo e adotou-se taxa de concordância de 80%, também foi realizado Teste Binomial. Os itens que não obtiveram a concordância mínima, foram acatadas as sugestões dos participantes. Para avaliação do conhecimento, realizou-se análise descritiva e o teste de Wilcoxon, adotou-se nível de significância de 5% para todos os procedimentos inferenciais. Na validação aparente, dos 14 itens avaliados, sete alcançaram concordância superior a 80%. Com o Teste Binomial, pôde-se verificar que cinco dos itens que não obtiveram a porcentagem mínima, também foram considerados válidos. No entanto, após a realização do teste, dois itens não foram considerados válidos e, portanto, a sugestão dos participantes foi aceita, a qual se referia a presença do intérprete de Libras para esclarecer alguns termos expressos por datilologia. O IVC geral do instrumento foi de 86%. O banco de questões na versão em Libras foi considerado válido quanto a sua aparência. Participaram da aplicação do vídeo educativo 32 surdos, com idade entre 16 a 53 anos, sexo feminino (53,1%), solteiros (81,3%) e escolaridade: ensino médio (65,6%). Observou-se que mais da metade não tiveram contato com materiais educativos sobre doação de sangue (96,9%), nunca realizaram doação de sangue (87,5%) e, também, nunca tiveram interesse ou desejo em doar (59,4%). O desconhecimento (75%) foi o principal motivo mencionado. No que se refere a avaliação do conhecimento, a questão três obteve maior percentual de acertos em dois dos três momentos avaliados, pré-teste com 65,5% e pós-teste 15 dias após com 62,5%. Os menores percentuais de acertos foram diferentes nos três momentos: pré-teste, questão seis (12,5%); no pós-teste imediato, questão cinco (28,1%); e, no pós-teste tardio 15 dias após, questão dois (18,8%). A comparação das medianas da variável número de respostas corretas entre pré e pós-teste imediato foi estatisticamente significativa (p=0,010). Não houve diferença significativa na comparação das medianas do número de respostas corretas entre os demais momentos. O vídeo educativo sobre doação de sangue para surdos possibilitou ampliar o conhecimento dos participantes sobre o tema.

Externo à Instituição - MAGUIDA GOMES DA SILVA - NENHUMA
Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI