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Banca de DEFESA: FRANCISCO JARDSOM MOURA LUZIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JARDSOM MOURA LUZIA
DATA: 16/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Campus das Auroras - Bloco A, Sala 302 - Videoconferência
TÍTULO:

Construção e evidência de validade de Instrumento sobre Conhecimento, Atitude e Prática para enfermeiros em relação ao atendimento Pré-Natal com mulheres com Deficiência Visual


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Saúde da Pessoa com Deficiência; Cuidado Pré-Natal; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.


PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A assistência ao pré-natal de mulheres com deficiência visual apresenta-se como importante estratégia de promoção da saúde visando a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos preconizados ao público. A ausência da acuidade visual, somadas as barreiras de comunicação, atitudinais e de acessibilidade são responsáveis pela imposição de vulnerabilidades e estigmas que juntamente com o capacitismo estrutural envolvido no processo, interferem diretamente no acesso e utilização dos serviços de saúde. Com isso, a construção e validação de um instrumento de avaliação de características relacionados ao Conhecimento, Atitude e Prática possibilitará a conscientização e sensibilização dos profissionais quanto aos comportamentos na assistência, além de promover conhecimento concernente as práticas de cuidado ao público. Objetivo: Validar instrumento do tipo Conhecimento, Atitude e Prática de enfermeiros acerca da assistência pré-natal de mulheres com deficiência visual. Método: Tratou-se de estudo metodológico realizado na região do Maciço de Baturité. O estudo compreendeu as seguintes etapas: 1) Construção do instrumento CAP para consulta de pré-natal de mulheres com deficiência visual; 2) Validação de conteúdo com juízes especialistas; 3) Validação semântica com público-alvo. Para construção do instrumento foram estabelecidas as temáticas e construídas as questões a partir das literaturas selecionadas. Na validação de conteúdo participaram 22 especialistas, 11 de Saúde Sexual e Reprodutiva e 11 de Pessoa com Deficiência, que avaliaram o conteúdo quanto a objetividade, clareza e relevância. Na validação semântica os profissionais para qual o instrumento se destina avaliaram a compreensão das questões, as opções de respostas e se haviam dificuldades na resolução. Para a validação de conteúdo foram realizados cálculos do Coeficiente de Validade de Conteúdo individual e global e considerado o parâmetro de 0,8 como adequado. Além disso, para avaliação da consistência interna realizou-se o cálculo do Alfa de Cronbach. Na validação semântica considerou-se o Índice de Concordância Semântica com escore de 70% para adequação do quesito. O estudo respeitou as recomendações da resolução 466/12. Resultados: Na etapa de construção foram estabelecidas os conteúdos prioritários e foram construídas 40 questões, sendo 13 no domínio conhecimento, 13 no domínio atitude e 14 no domínio prática. Essas questões foram avaliadas utilizando o Coeficiente de Validade de Conteúdo que obteve resultados positivos em ambas as avaliações sendo que apenas dois itens apresentaram escore inferior a 0,8 preconizado para o estudo. Considerando o espaço deixado para sugestões os juízes de conteúdo deixaram 54 comentários que foram considerados na construção da segunda versão do instrumento, sendo 38 aceitos e 16 recusados. Na validação semântica todos os itens apresentaram concordância semântica superior a 90%. Os dados provenientes da caracterização dos especialistas que participaram da validação de conteúdo e semântica, foram dispostos em planilhas em frequência e porcentagem de respostas. Discussão: Os conteúdos relacionados a construção apresentam características pertinentes a consulta e abordam conceitos importantes como Acessibilidade, Capacitismo e Segregação. Além disso, apresentam pontos referentes a comunicação, acolhimento da gestante e realização do passo a passo da consulta de pré-natal. Em relação a validação de conteúdo o instrumento apresentou resultados relevantes na avaliação sendo o CVC global superior a 0,9 nos quesitos objetividade, clareza e relevância nos dois grupos de especialistas e na conjunção de todas as respostas, o que representa confiabilidade para avaliação das variáveis CAP. Além disso, os itens com escores abaixo de 0,8 permaneceram no instrumento e passaram por alterações de acordo com os comentários dos especialistas, por terem sido considerados relevantes na avaliação. Na validação semântica não foram realizados comentários e os profissionais apresentaram concordância absoluta em cinco dos sete elementos avaliados. Conclusão: A assistência de Enfermagem no pré-natal de gestantes com deficiência visual ainda configura como importante desafio na implementação dos princípios de integralidade e universalidade das ações de saúde no contexto da Atenção Primária. Sendo assim, o instrumento CAP construído a partir do mapeamento das principais recomendações voltadas ao cuidado ao público permitirá a identificação de lacunas e posterior implementação de medidas que garantam o avanço das técnicas, como também dos fundamentos essenciais para a inclusão, como comunicação efetiva e dirimição de barreiras assistenciais. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Cristina Barroso Pinto - NENHUMA
Externo à Instituição - KARIANE GOMES CEZARIO ROSCOCHE - UFPR
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Presidente - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 15:37
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