Banca de DEFESA: ADRIEL DE OLIVEIRA FREITAS

DISCENTE: ADRIEL DE OLIVEIRA FREITAS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Departamento de Computação/Campus do Pici/UFC Link da videochamada:

DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA IOT MÓVEL DE AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DE SINAIS CARDIOLÓGICOS VIA APLICAÇÃO WEB

Sinal de ECG. Aquisição. Monitoramento. Processamento de Sinais. Aplicação WEB.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica

Nos últimos anos, a aquisição e monitoramento de sinais de ECG tem sido amplamente utilizados no campo da medicina cardiológica. Os sinais de ECG podem fornecer informações importantes sobre a atividade cardíaca de pacientes, permitindo que sua análise seja utilizada como ferramenta de auxílio ao diagnóstico médico. A presença de ruídos em sinais de ECG pode afetar o processo de detecção na aquisição de medições precisas e confiáveis do batimento cardíaco para o sistema de monitoramento de ECG, além da possibilidade de gerar alarmes falsos em classificadores automáticos de doenças cardiovasculares. O presente trabalho propõe o desenvolvimento e implementação de um sistema (hardware e software) para aquisição, processamento, armazenamento em nuvem e monitoramento de sinais de ECG de forma remota, via aplicação WEB, utilizando um dispositivo móvel e de baixo consumo de energia. Neste sistema, o sinal de ECG é detectado e condicionado por um biossensor acoplado a um Arduino UNO R3. Em seguida, o sinal coletado é enviado para um aplicação WEB desenvolvida e hospedados com o auxílio do software MATLAB designer TM e MATLAB Web App Server TM. A comunicação entre a aplicação WEB e o hardware do sistema pode se estabelecida de três formas distintas: via comunicação serial, bluetooth ou Wi-Fi. Os teste de operação de todos os elementos do sistema proposto foram realizados em pacientes do hospital universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Foram coletados 50 registros de 5 min a uma frequência de amostragem de 256 Hz. Os resultados de desempenho da aplicação WEB foram satisfatórios apresentando um tempo de apenas 1,884 s para calcular a DFT, aplicar uma decomposição wavelet multinível em um Buffer de 7 segundos, gerar um novo sinal a partir das componentes de frequências desejadas e plotar os resultados. O monitoramento remoto e armazenamento em nuvem dos registros cardiográficos foram realizados com êxito.

Interno - 2863586 - CICERO SARAIVA SOBRINHO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTÔNIO MOTA TRINTA - UFC
Presidente - 644.486.223-04 - JOAO PAULO DO VALE MADEIRO - UFC
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 13:53