Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA SILVEIRA MAIA

DISCENTE: REGINA SILVEIRA MAIA
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Remoto via link Google Meet

TRATAMENTO DA TRANSITIVIDADE VERBAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Ensino de Análise Linguística/Semiótica. Transitividade. Livro didático. Funcionalismo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa intitulada "Tratamento da Transitividade Verbal no Livro Didático: Uma Investigação Sob a Perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso" tem como principal objetivo analisar, sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, o tratamento da Transitividade no material didático Tecendo Linguagens (6º ao 9º anos), aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso no Ensino Fundamental Anos Finais. Para investigar esse fenômeno linguístico em material didático, assumimos os postulados teórico-metodológicos definidos pelos estudos de Hopper e Thompson (1980) acerca da Transitividade, que é concebida, conforme esses autores, como uma propriedade de transferência de causalidade entre um Agente e um Paciente, tendo em vista dez parâmetros sintáticos e semânticos independentes. A metodologia adotada para esta pesquisa é de natureza qualitativa. Analisamos os manuais dos professores associados aos livros didáticos selecionados, a fim de entender como as orientações pedagógicas influenciam a abordagem desse fenômeno no Livro do Aluno. Além disso, os livros didáticos destinados aos alunos são examinados com vistas a identificar como a Transitividade verbal é apresentada e ensinada, considerando a linguagem utilizada, as atividades propostas e a sequência didática. Os resultados preliminares da pesquisa revelam que a Transitividade verbal é tratada, predominantemente, segundo o modelo normativo, embora no Manual do Professor seja postulado uma abordagem interacionista de linguagem para o ensino de Análise Linguística, conforme orientação dos documentos oficiais, como os PCN e a ABNCC.

Externo ao Programa - 1896247 - CAMILA MARIA MARQUES PEIXOTO
Interno - 1059371 - FABIO FERNANDES TORRES