Banca de DEFESA: NAIARA HOLANDA FALCÃO

DISCENTE: NAIARA HOLANDA FALCÃO
DATA: 23/11/2023
LOCAL: Sala 208, Bloco 3, Palmares

A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA

Educação Financeira. Eletiva. Novo Ensino Médio

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A educação financeira é uma disciplina importante que visa fornecer aos alunos conhecimentos e habilidades necessárias para lidar de forma consciente e responsável com questões financeiras ao longo da vida. Introduzir a educação financeira jána 1ª série do Ensino médio é uma excelente iniciativa, pois permite que os estudantes adquiram noções básicas sobre como gerenciar seu dinheiro, fazer escolhas financeiras inteligentes e se preparar para o futuro. O objetivo desse trabalho é a criação de uma disciplina ELETIVA do novo ensino médio a ser aplicada em uma escola regular na cidade de Pacajus, Ceará. A metodologia empregada foi através do lançamento de atividades que seria apresentado aos alunos através de uma introdução clara ao tópico matemático em questão, destacando sua relevância e importãncia. Após a introdução, os alunos são apresentados a uma série de exercícios práticos relacionados ao tópico. Esses exercícios apresentam diferentes níveis para atender às diferentes habilidades dos alunos. Após a prática, será promovido uma discussão em grupo, na qual os alunos compartilham suas respostas e estratégias, aprendendo uns com os outros. Foram inseridos desafios matemáticos que incentivavam os alunos a resolverem problemas de maneira criativa, individualmente ou em grupos. No final de cada lição, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam, as estratégias que utilizaram e como podem aplicar os conceitos em suas vidas cotidianas. Ao final de cada bloco de exercícios será realizado avaliações regulares para verificar a compreensão dos alunos. Isso ajuda a adaptar nosso ensino às necessidades individuais.

Presidente - 1550695 - JOSERLAN PEROTE DA SILVA
Interno - 3087264 - AMANDA ANGELICA FELTRIN NUNES