Notícias

Banca de DEFESA: NADIA LIMA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA LIMA DE CASTRO
DATA: 19/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PROCESSO REFERENCIAL DÊITICO E ARGUMENTAÇÃO NO AMBIENTE DIGITAL


PALAVRAS-CHAVES:

Dêiticos; argumentação; multimodalidade; ecossistemas digitais; publicidade.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O foco deste trabalho é investigar como o processo referencial dêitico articula-se a recursos multimodais para construir a argumentação no ecossistema publicitário de plataformas como o Instagram. A motivação para a realizar este trabalho surge da constatação de que ainda são escassas as pesquisas que investigam a articulação entre processos dêiticos, multimodalidade e orientações argumentativas em textos nativos digitais. Com base nisso, partimos do pressuposto de que neste espaço marcado por uma lógica interacional rápida, centrado no visual e no engajamento e orientado por interfaces, os elementos dêiticos, além de indicar referências imediatas, colaboram de maneira significativa para construir e revelar identidades sociais, valores e papéis relacionados tanto a marca quanto ao público-alvo, adotando uma perspectiva ampliada e situada dos dêiticos. Assim, o trabalho propõe uma interface entre a Teoria do Campo Dêitico (Hanks, 2008), a Linguística Textual brasileira (Cavalcante, Custódio Filho, Brito, Martins), a Teoria da Argumentação no Discurso (Amossy, 2016, 2018) e os estudos sobre tecnodiscursividade (Paveau, 2021), fundamentando uma análise que considera o texto como prática situada, argumentativa e multimodal, articulando as seguintes camadas analíticas: referenciação como prática interacional e de construção de sentido; argumentação como orientação estratégica dos textos e a multimodalidade como ampliação das possibilidades de significação.  O corpus deste estudo é constituído por 45 anúncios de cosméticos da Natura veiculados no perfil oficial da marca, selecionados com base em diferentes modalidades de publicação, como imagens estáticas (padrão e carrossel), vídeos de curta duração (reels) e stories. Selecionamos 15 publicações de cada formato com objetivo de analisar como os dêiticos são utilizados e suas funções ampliadas tendo em vista as características da plataforma. Com isso, este trabalho pretende contribuir para o aprofundamento das pesquisas sobre dêixis no digital, deslocando o olhar de uma perspectiva classificatória para uma perspectiva discursiva e interacional, capaz de evidenciar como os dêiticos operam no cerne da constituição da argumentatividade e da experiência comunicativa em ambientes marcados pela convergência entre texto, imagem e tecnologia.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANKLIN OLIVEIRA SILVA - UESPI
Interno - 1249292 - MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS
Presidente - 2181560 - MARIZA ANGÉLICA PAIVA BRITO
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 15:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2025 - UNILAB - sigaa2.sigaa2