A MANIFESTAÇÃO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO SPAECE: ESMIUÇANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Políticas linguísticas; Spaece; Língua portuguesa; Ensino médio
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os descritores da matriz de referência de Língua Portuguesa para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), com ênfase na 3a série do Ensino Médio e suas implicações na prática docente de Língua Portuguesa. Serão observadas as classificações dos descritores da política linguística manifesta na matriz de referência de Língua Portuguesa conforme modelo padronizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) que descrevem as habilidades pensadas como fundamentais para a crescimento cognitivo dos estudantes ao longo do percurso das etapas da escolaridade básica. Essa observação investigará se a especificação dos descritores dialogam com as determinações prescritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que direcionam o trabalho do ensino de língua materna ao uso do idioma para fins de contexto da prática social em diversas atuações comunicativas, portanto, fundando-se numa abordagem funcionalista. Os resultados contribuirão com as ações de formação continuada de professores da educação básica e também para a propagação das ações que envolvem as políticas educacionais cearenses.