ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNILAB-CE
Gêneros acadêmicos; Introduções de dissertação;Mestrado; Movimentos retóricos.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os movimentos retóricos da seção de introdução em dissertações de mestrado dos Programas de Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB, Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional –PROFMAT publicados no Repositório institucional da instituição entre os anos de 2020 até 2024. Para esse intuito, tomamos por base teórica a abordagem sociorretórica (Swales, 1990, 2004) e o modelo de organização retórica (Motta-Roth, 2010), que consideraram que há uma organização retórica presente nos gêneros textuais acadêmicos. A metodologia de nossa pesquisa propõe uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa –, método hipotético-dedutivo de natureza descritiva e documental. O corpus é composto por uma seleção de 49 introduções de dissertações de três programas de mestrado na UNILAB, publicadas entre os anos de 2020 a 2024. A escolha destes três programas de áreas distintas nos permitirá fazer um quadro comparativo de amostragem dos movimentos retóricos mais recorrentes nas introduções de dissertações de mestrado da instituição, proporcionando portanto, a chance de ter uma base de quais são as similaridades e diferenças no que se refere à organização retórica de introduções destas três áreas do conhecimento. Assim, nossa pesquisa espera orientar os futuros leitores através dos estágios de argumentação e lógica do trabalho, pretendendo tornar-se, portanto, uma contribuição teórica para os estudos de textos acadêmicos, especificamente para as aulas de graduação ou até mesmo para a disciplina de Metodologia da Pós-Graduação.