ANÁLISE DOS MOVIMENTOS RETÓRICOS PRESENTES NOS RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNILAB
Gêneros acadêmicos; Resumo acadêmico; Movimentos retóricos.
Compreender a organização retórica não é importante apenas para quem pesquisa sobre gêneros textuais; também é válido para quem pretende escrevê-los. Desse modo, ter consciência do protótipo do gênero, por meio do conhecimento dos movimentos retóricos, que são unidades discursivas ou retóricas que desempenham uma função comunicativa coerente em um discurso escrito ou falado (Swales, 2004), permite ao produtor utilizar estratégias retóricas opcionais, ou seja, passos que auxiliam na produção de textos mais coerentes. Apesar de Swales (1990) ter sido o responsável por teorizar e desenvolver uma metodologia de análises de gêneros, e ser influência para diversos pesquisadores, como por exemplo Biassi-Rodrigues (1998) que estudou a organização retórica de resumos dissertações de mestrado, ainda não havia trabalhos com essa temática voltados para a análise dos resumos produzidos nos cursos de Pós-Graduação da UNILAB (PPG/UNILAB). Isto foi um dos motivos que nos chamou atenção para voltarmos nossa pesquisa não somente para a análise de um ou dois cursos, mas para todas as áreas de estudo que são ofertadas nos PPG/UNILAB. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo analisar os movimentos retóricos presentes nos resumos de dissertações de mestrado da universidade supracitada. Aborda a perspectiva sociorretórica de Swales (1990, 2004), assim como adota o modelo de organização retórica de resumos acadêmicos proposto por Ramos (2011); mostra as definições, funções e características do gênero resumo acadêmico; evidencia o assunto dos movimentos retóricos e a organização retórica; descreve os procedimentos metodológicos e mostra as análises dos textos. Dito isto, a questão central que o norteia é: como são organizados retoricamente os resumos das dissertações que estão publicados no repositório institucional da UNILAB entre os anos de 2019 a 2023? De modo geral, acreditamos que, necessariamente, os textos devem conter os movimentos: Contextualização da Pesquisa, Apresentação, Metodologia, Resultados e Conclusão, pois um resumo estruturado apresenta sucintamente o gênero dissertação. A abordagem desta pesquisa é de caráter misto, tendo em vista que investigamos a organização retórica dos resumos das dissertações que foram publicados no repositório institucional entre os anos de 2019 a 2023, bem como a ocorrência dos movimentos e passos dentro do resumo de cada dissertação de cada programa de mestrado ofertado pela UNILAB. Nosso corpus é constituído por 238 resumos, a saber: 18 textos do Mestrado do Programa Associado de Pós-graduação stricto sensu em Antropologia UFC-UNILAB, 55 do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, 18 do Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem, 16 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 12 do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE), 48 do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, 59 do Mestrado Acadêmico em Enfermagem e 12 textos do Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente. De modo geral, os resultados apontam que dos 103 resumos analisados, 89 apresentaram o Movimento 1 (Contextualização da Pesquisa), 101, o Movimento 2 (Apresentação), 82, o Movimento 3 (Metodologia), 67, o Movimento 4 (Resultados) e 41 textos apresentaram o Movimento 5 (Conclusões), ou seja, não são todos os resumos que são do tipo estruturado.