Título da Dissertação: Geogebra e laboratório de matemática para visualização de figuras tridimensionais: área, volume e planificação
Geometria; Geogebra; PNC; BNCC.
Nos últimos anos, o ensino de geometria no Brasil tem sido objeto de crescentes
pesquisas, impulsionadas pela percepção de que, apesar das diretrizes dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), o tema ainda é pouco explorado nas escolas públicas. Essa lacuna decorre
de diversos fatores, como a limitação de tempo no calendário escolar, a carência de
laboratórios adequados e a escassez de professores especializados. Diante desse
cenário, a presente dissertação propõe um estudo aprofundado, traçando um
histórico da geometria desde suas origens e evolução até o desenvolvimento do seu
ensino no Brasil contemporâneo. O objetivo é reafirmar a importância da geometria
no currículo de matemática, ao mesmo tempo em que se apresenta uma ferramenta
metodológica alternativa para o ensino de geometria plana e espacial. Esta
ferramenta foca na inclusão de tecnologias, especificamente por meio da utilização do
software dinâmico GeoGebra, e aborda a planificação e manipulação de sólidos
geométricos. Nossa finalidade é minimizar as dificuldades enfrentadas pelos docentes
ao trabalhar o assunto com os alunos, estimular o uso do laboratório de matemática
e, consequentemente, tornar a matemática mais significativa e presente na sala de
aula.