GEOGEBRA: LEVANTAMENTO E REFLEXÃO SOBRE O USO DO SOFTWARE
POR DOCENTES DO ESTADO DO CEARÁ.
Software educacional. GeoGebra. Ensino de matemática. Educação básica.
O trabalho é uma pesquisa desenvolvida com docentes de matemática que atuam em escolas
de educação básica, públicas e privadas, da capital e do interior do estado do Ceará. O
objetivo geral é o levantamento, investigação e reflexão acerca do uso do software
educacional GeoGebra como ferramenta de apoio nas aulas de matemática das séries de
ensino fundamental anos finais e ensino médio entre professores do estado do Ceará. A
pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira etapa é a construção de um questionário
contendo perguntas que ajudem a traçar um perfil do professor que está participando da
pesquisa, com perguntas envolvendo faixa etária, segmento em que trabalha, tipo de escola
(pública ou privada), tempo de magistério e envolvimento com softwares educacionais. A
segunda etapa do questionário aprofunda mais em questões relacionadas ao uso do GeoGebra
em sala de aula, formas de utilização, os benefícios de ter o programa como ferramenta de
auxílio nas aulas de matemática e as dificuldades encontradas para se trabalhar com o mesmo.
Esse trabalho apresentará resultados e reflexões a partir da relação que os professores
participantes da pesquisa têm com o software GeoGebra e de suas respostas às questões
levantadas no questionário.