O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE PRISMAS: UM REFERENCIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Geogebra. Geometria. Realidade aumentada. TIC’s
O ensino da Geometria preconiza o desenvolvimento de habilidades que
favoreçam a compreensão e interpretação de aspectos espaciais do mundo físico,
da elaboração do pensamento lógico, da capacidade de ler e representar
conceitos matemáticos, bem como auxiliar na interdisciplinaridade com outras
disciplinas. Desse modo a utilização das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC’s) na educação têm trazido benefícios para o Ensino de
Geometria. A Realidade Aumentada (RA), um recurso do software Geogebra, visa
colocar o usuário em interação com objetos virtuais sobrepostos a uma realidade
real, como se ambos fossem uma coisa só. Sendo assim, a RA é apresentada
como uma possibilidade de intervenção atual, ousada e eficaz no ensino Prismas,
um objeto de conhecimento da Geometria. O presente trabalho tem por objetivo
apresentar um referencial didático para o ensino de Geometria no Ensino Médio,
por meio da utilização da RA como recurso do software Geogebra. Dessa forma
espera-se que a utilização de tecnologias no ensino de Matemática contribua para
promover uma postura mais ativa do aluno e uma melhor aprendizagem. Embora
haja muitas e boas produções que explorem o tema das TIC’s no ensino da
Matemática, a pesquisa se deparou um em referencial teórico-prático escasso, o
que evidencia sua relevância para a área.