Da abjeção à transidentidade: trajetórias de resistências de pessoas trans* no Ensino Superior.
Transidentidade; Resistência; Ensino Superior; UNILAB.
Esta pesquisa versa sobre a investigação e compreensão de como operacionalizam as resistências identitárias de pessoas trans* no contexto universitário interiorano cearense, especificamente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campi Ceará. Partindo de minha experiência dissidente, outrora localizada na literatura canônica sob a figura do "outro" investigado, busco problematizar questões que envolvem relações de poder, resistência e assujeitamento, tomando como escopo analítico os estudos trans e os estudos de gênero e sexualidades desde a antropologia. A etnografia que emerge produz um entendimento sobre a amplitude das vozes e narrativas a respeito das trajetórias de vida de sujeitos trans* impelidos à abjeção. Além de produzir um esforço em problematizar de forma crítica e interseccional questões como direitos humanos, cidadania e violência, a pesquisa revela a complexidade das relações e atravessamentos que amparam o entendimento acerca das discussões e efeitos sobre acesso e permanência de pessoas trans* no ensino superior público brasileiro.