As formas de autoinscrição na Moda Afro Fortalezense
Moda Afro, Identidade, Regimes de Subjetivação, Pessoa
Esta pesquisa visa a realizar uma etnografia sobre formas de inserção
presentes nos circuitos de moda e de alfaiataria locais de Fortaleza. Umas
dessas formas é a do afroempreendedorismo. Esse termo reúne certa
complexidade para uma definição introdutória, mas, grosso modo, pode ser
resumido como o comércio de produtos fabricados e/ou de serviços ofertados
por pessoas negras, atravessado por índices étnicos, políticos e culturais.
Dentro dessa forma de produção, opto por me deter no desenvolvimento da
moda afro, trazendo à tona, no curso da pesquisa, as noções sobre a moda
afro, bem como seus relacionamentos indivisíveis com as condições atuais de
produção capitalista em concomitância com a produção de pessoas nesse
contexto, almejando, também, instaurar uma discussão sobre as noções
canônicas de produção de saberes em contraste ao saberes repassados e
constantemente transformados por pessoas que se centram na sua
ancestralidade para criar e disponibilizar seu fazer ao mundo.