O Youtube como canal de expressão para homens trans
Youtube; Visibilidade; Homens trans.
Desde 2015, o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo. Como estratégia de sobrevivência, muitos homens transgêneros adotam a camuflagem social, ou seja, vivem de forma a serem vistos como homens cisgêneros. No entanto, em sentido contrário ao da invisibilidade que também é infligida pelos meios de comunicação hegemônicos, é possível perceber um fenômeno relativamente recente, que é a popularização de canais trans na plataforma mais vista de compartilhamento de vídeos, o YouTube. Nesses ambientes online, vários homens trans se sentem à vontade para mostrar ao público em geral as suas experiências do dia a dia e se desnudar diante das câmeras. Utilizando as técnicas de etnografia na internet elaboradas por Kozinets (2014), esta dissertação busca estudar alguns canais brasileiros e estrangeiros mantidos por homens trans, analisando diversos aspectos, como performance sob o ponto de vista de Turner (1974) e Schechner (2012); narrativas, memória e experiência, de acordo com autoras como Leclerc-Olive (2009), e histórias de vida no sentido utilizado por Kofes (1994) e Becker (1993).