"”Um corpo que aparece e desaparece no espaço”: Escrevivências entre a obra
Aparição Nutrir a Seiva da Corpa e a Antropologia da Experiência”'
Aparição. Escrevivência. Corpo(a). Interseccionalidade. Experiência.
Esta dissertação é fruto de uma escrevivência que percorre a obra artística intitulada Aparição Nutrir a Seiva da Corpa, da artista Pedra Silva, de Fortaleza - CE, com o objetivo decompreender os tantos eixos de intersecção entre corpo e ritual, oralituras e escrevivências, entre a narrativa da artista e sua obra. O percurso se concentrou em compreender como uma Aparição se difere do que se entende como performance artística, reconhecendo a
aproximação da arte com as cosmologias do culto afro-brasileiro, aproximando macumbaria e cena, arte e saberes de povos de terreiro. A partir desse enlace da arte com ritual, o corpo é lido como produtor de tecnologias de cura nos estudos sobre desbloqueio corporal e transe presentes na Aparição. Para pensar as avenidas sociais em torno do corpo da artista a partir daquela experiência, aproxima-se o pensamento cosmológico das encruzilhadas ao conceito de interseccionalidade. Portanto, analisa-se como a arte pode ser ativadora de rituais políticos a contribuir com a retomada de memórias silenciadas pela colonialidade, reconhecendo sua importância para os estudos da Antropologia da Experiência.