O DESAFIO DE EDUCAR PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: COMO OS PROFESSORES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL RACHEL DE QUEIROZ TRABALHAM EM SUAS AULAS AS REPRESENTAÇÕES SOBRE AS IDENTIDADES AFRO-BRASILEIRAS
Escola; Ensino; relações étnicos-raciais; representações identitárias
A abolição dos escravizados não suavizou a realidade racista já estruturada, inclusive pelas ideologias importadas da Europa. Com isto, o liberalismo assumiu o lugar e conservou a dominação autocrática e excludente com égide das ideologias propagadas que ensejam as práticas racistas no Brasil. Com a escola não foi diferente. A discussão em torno das relações étnico-raciais embora antiga, ainda gera polêmicas pois ainda se perpetua o imaginário da democracia racial. Nosso desafio é repensa-la e galgarmos caminhos que nos faça alcançar a democracia real. Para isso, a pesquisa na Escola Rachel de Queiroz visa compreender como esses debates estão sendo construídos no Projeto Pedagógico, nos Planos diários de aula e consequentemente na prática em sala de aula. Nesse sentido, a análise nos permitirá perceber as lacunas pedagógicas estruturadas durante os eventos- tempos, e consequentemente aprofundar as questões em torno das identidades negras no espaço pedagógico.