Uma etnografia da igreja universal do reino de deus no cariri cearense: a apropriação de arquétipos afro-brasileiros nos cultos de libertação da cidade de Crato
Igreja Universal do Reino de Deus; Exus e Pombagiras; Sistema simbólico; Imaginário; Hibridismo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se dá a produção simbólica por meio da apropriação dos arquétipos Exus e Pombagiras nos cultos de libertação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Crato-Ce, entendendo que tal situação faz parte de seu repertório simbólico híbrido religiofágico e seu módus-operandi. Destarte, a pretensão é de interpretar a produção dos sentidos e significados baseados nas experiências dos sujeitos a partir da busca por libertação e como esses sujeitos identificam e representam esses arquétipos em seu contexto religioso, em suas realidades sociais, imaginário, e, assim, perceber os símbolos que estão sendo representados, apropriados e em trânsito no campo religioso cratense. Na cidade, a IURD atua sob a lógica de mercado adaptando-se ao campo religioso local, criando estratégias de ofertas e adesão de serviços mágico-religiosos por parte da população que compõe a base da pirâmide social, assim, ela age apropriando-se de elementos e bens simbólicos familiares à população. Para a construção de dados, foi utilizado o método da observação participante, realização de entrevistas semiestruturadas e acompanhamento de um grupo de evangelismo no bairro Barro Branco todas as sextas-feiras antes dos cultos. Os dados coletados foram analisados com base na semiótica e vale-se das contribuições de Geertz, Mauss, Bourdieu, Durand e Laplantine. Essa pesquisa torna-se relevante pela contribuição que representa aos estudos que visam compreender a atuação da IURD na cidade, bem como constitui uma tentativa de clarificar as fronteiras obscurecidas que tem potencializado a disseminação de preconceitos, estereótipos e intolerância religiosa contra as Religiões de Matrizes Africanas- RMAs- atuantes nacidade.