Projeto Político Pedagógico

Em consonância com as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Sociais (CNE/CES 492/2001, pp. 26-28), o licenciado em sociologia na UNILAB está capacitado para a análise da vida social humana, dos grupos e das sociedades – principalmente do Brasil e demais países da comunidade de língua portuguesa - bem como está habilitado para a pesquisa, docência e desenvolvimento de materiais didáticos, técnicas e ferramentas pedagógicas, contribuindo decisivamente para a formação intelectual e prática dos estudantes da educação básica e superior.

 

Desta forma, o profissional licenciado em Sociologia possui:

 

· percepção de diferentes contextos inter/multiculturais que lhe permitem lidar, sem etnocentrismo, com as diferentes manifestações sociais e culturais;

 

· capacidade de identificar, analisar e comparar as diferentes teorias e metodologias das Ciências Sociais;

 

· domínio de conhecimentos teóricos e práticos de Sociologia que permitem a proposição de situações sociais e educativas pautadas na ação – reflexão – ação;

 

· formação teórica e prática em consonância com os avanços na área de Sociologia, que lhe permite contribuir significativamente com a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina;

 

· formação humanística que contribui para o desenvolvimento de uma educação sociológica da sociedade pautada no respeito e reconhecimento às/das diferenças de gênero, raça, etnia e cultura;

 

· formação sociológica e filosófica que lhe permite compreender o magistério em uma dimensão social transformadora;

 

· formação ética que permite o seu comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e intercultural;

 

· compreensão de que a formação profissional representa um processo autônomo e contínuo, o qual não se esgota com a conclusão do curso de graduação;

 

· domínio das novas tecnologias, com o fim de melhorar o processo de ensinoaprendizagem e a sociedade;

 

· visão crítica e reflexiva do contexto social e educacional em que estará inserido;

 

· visão crítica sobre as perspectivas teóricas adotadas em investigações sociológicas;

 

· domínio de conteúdos básicos de Sociologia incluídos nos programas curriculares do ensino fundamental e médio;

 

· domínio de conteúdos básicos de literatura sobre a sociedade e cultura brasileira e dos países parceiros que são objeto de ensino-aprendizagem;

· capacidade de construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com os vários grupos sociais;

 

· domínio de métodos e técnicas de ensino que permitem uma transposição didática eficaz de conteúdos de sociedade e cultura brasileira e dos países parceiros em diferentes níveis de ensino;

 

· capacidade para desenhar e implementar projetos e programas sociais e educativos;

 

· capacidade para produzir conhecimentos científicos na área de Sociologia.

Os licenciados em Sociologia atuam:

 

· em Instituições Públicas, Organismos Internacionais, Organizações Não- governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Movimentos Sociais e Populares, participando do planejamento, elaboração e coordenação de projetos e programas sociais e educacionais;

 

· na educação básica pública ou privada, organizando conteúdos, planejando, mediando o processo de ensino-aprendizagem e socializando saberes teóricos, metodológicos e  técnicos indispensáveis à ação educativa e à análise e compreensão da realidade social;

 

· em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, caso realizem os estudos de mestrado e doutorado;

 

· no setor editorial, elaborando materiais didático-pedagógicos em suporte impresso, áudio-visual ou software.

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Com a aprovação deste PPC pelas instâncias competentes e início das atividades acadêmicas da Licenciatura em Sociologia a implementação deste projeto pedagógico será acompanhada por uma Comissão de Avaliação Permanente.

 

Paritária a Comissão de Avaliação será constituída através de pleito eleitoral e formada por professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do curso de Sociologia. Seu objetivo é diagnosticar, planejar e executar ações, em conjunto com o colegiado e a coordenação de curso, que contribuam para a excelência da atividade docente e discente. O prazo para a convocação de eleições e formação da Comissão de Avaliação Permanente será de até três (03) trimestres após o início das atividades acadêmicas do curso.

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