Projeto Político Pedagógico

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UNILAB em São Francisco do Conde, Campus dos Malês pretende formar profissionais aptos a atuar em atividades de docência, pesquisa, consultoria e apoio a projetos desenvolvidos no âmbito de ONGs, movimentos sociais e instituições públicas e privadas. Profissionais conscientes da realidade sociológica, antropológica, socioambiental, econômica e política da Bahia, do Brasil e do continente africano bem como também dos inúmeros desafios levantados pela globalização nestes complexos e diferentes contextos geopolíticos. Um profissional capaz de refletir a partir de uma situação local, regional e nacional determinada e específica, articulando a sua compreensão e atuação aos aportes do contexto mais amplo. Um cientista social formado e informado, em conexão constante com as realidades múltiplas e complexas que caracterizam o mundo contemporâneo. Um profissional também consciente do seu papel na construção de um mundo menos injusto e mais igual. Deste modo, formar-se-ão:

Profissionais capazes de articular ensino, pesquisa e extensão em sua vivência acadêmica e profissional; Profissionais que dominam os conhecimentos teóricos das ciências sociais e os vários métodos de pesquisa, quantitativas e qualitativas; Profissionais que têm competências e habilidades para atuar em instituições de ensino, articulando a comunicação entre ensino e pesquisa; Profissionais que atuam em planejamentos, consultorias, laudos, formação e assessoria junto a institutos de pesquisa, empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares. Profissionais que atuam em instituições públicas e privadas, como museus, centros culturais, instituições de pesquisa e similares, que se dedicam à criação e preservação de acervos vinculados ao patrimônio, memória coletiva e produção cultural de comunidades sociais e culturais; Profissionais capazes de analisar e propor soluções para diferentes desafios postos pelas sociedades digitais.

Para a formação acadêmica completa os licenciados em Ciências Sociais deverão estar apto a atuar em uma diversidade de cenários dentro das esferas pública e privada, tais como: Em Instituições Públicas, Organismos Internacionais, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Movimentos Sociais e Populares, participando do planejamento, elaboração e coordenação de projetos e programas sociais e educacionais; Em instituições de pesquisa social do setor público e privado; Na educação básica pública ou privada, organizando conteúdos, planejando, mediando o processo de ensino-aprendizagem e socializando saberes teóricos, metodológicos e técnicos indispensáveis à ação educativa e à análise e compreensão da realidade social; Em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, caso realizem os estudos de mestrado e doutorado; No setor editorial, elaborando materiais didático-pedagógicos em suporte impresso, audiovisual ou software. No setor de comunicação público e privado; Nos setores de extração, mineração e análise de grandes bases de dados relacionados a atividades humanas, de grupos, instituições e países.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1