Political-Pedagogic Project

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A metodologia definida para desenvolver as atividades do Curso de
Licenciatura em Matemática está comprometida com a interdisciplinaridade (indicada
como forma de admitir a óptica pluralista das concepções de ensino, integrando os
diferentes campos do conhecimento e possibilitando uma visão global da realidade),
o diálogo intercultural, a contextualização (como forma de superar o pensar
simplificado e fragmentado da realidade), o desenvolvimento do espírito científico e
a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. Além dos tradicionais recursos de
exposição didática, dos estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula e
no laboratório, dos estudos dirigidos e de caso e dos seminários, procura-se incluir
mecanismos que garantem a articulação da vida acadêmica com a realidade
concreta da sociedade e os avanços tecnológicos.
A metodologia indica as grandes linhas de ação utilizadas pelos professores
em suas aulas, pois é o meio de que lança mão para trabalhar os conteúdos
curriculares e alcançar os objetivos pretendidos. Tais linhas estão centradas na
valorização do processo ensino-aprendizagem, as quais estimulam uma postura
dinâmica e crítica dos alunos, assim como na utilização de ferramentas de ensino
que contribuem para a implementação de um processo ensino-aprendizagem
emancipatório, que permita a abertura de espaços para a reflexão e a construção do
conhecimento. Assim sendo, a metodologia utilizada encontra-se comprometida com
o desenvolvimento do espírito científico, com a formação de sujeitos autônomos e
cidadãos.
A aprendizagem é entendida como processo de construção de
conhecimentos, habilidades e valores em interação com a realidade e com os
demais indivíduos, no qual são colocadas em uso capacidades pessoais. A atividade
pedagógica, entendida como um espaço interdisciplinar, evita a fragmentação e a
compartimentalização dos conteúdos. Nas atividades do Curso, privilegiam-se as
estratégias individuais para a realização das diferentes atividades propostas. Essa
liberdade de ação e criação é inerente ao processo de ensino-aprendizagem e
constitui-se de fundamental importância para o processo de formação profissional.
Esse processo de formação é entendido sob um contexto de interação, autonomia e
cooperação. O futuro egresso, com base nas experiências vividas durante sua
formação, deverá ser capaz de atuar autonomamente.

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