Political-Pedagogic Project

3.1.3. Perfil profissional e habilidades do egresso
O curso de Engenharia de Alimentos é voltado a formação de um profissional generalista. Este profissional deve atuar no desenvolvimento de produtos e de processos da indústria de alimentos e bebidas, em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, de insumos e de embalagens até a distribuição e o armazenamento. Projetar supervisionar e coordenar processos industriais; identificar, formular e resolver problemas relacionados à indústria de alimentos; supervisionar a manutenção e operação de sistemas. Atuar no controle e na garantia da qualidade dos produtos e processos. Desenvolver tecnologias limpas e processos de aproveitamento dos resíduos da indústria de alimentos que contribua para a redução do impacto ambiental. Buscar o desenvolvimento de produtos saudáveis, com características sensoriais que atendam ao consumidor. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, deve considerar sempre os aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais e sociais.
O curso de Engenharia de Alimentos da UNILAB deve proporcionar aos seus egressos ao longo de sua formação um perfil profissional que garanta e estabeleça as seguintes habilidades e competências gerais para a formação do Engenheiro de Alimentos.
I I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
II II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;

III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia; V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

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