Povo de Letras, bom dia.
Seguem:
TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC - DOCENTES DE LETRAS
Versão completa, com os temas dos professores Olavo e Ana Cristina.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS
CURSO DE LETRAS
TEMAS DE ORIENTAÇÃO PARA TCC
PROFESSOR (A) |
TEMAS PARA ORIENTAÇÃO |
Ana Cristina |
- Aquisição e Desenvolvimento de Padrões Prosódicos em aprendizes brasileiros de língua inglesa, - aplicação de Mapas Auto-organizáveis de Kohonen na investigação de fenômenos linguísticos - Ensino-Aprendizagem de Línguas mediada por recursos tecnológicos (CALL) - Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. - Cognição e Linguística. |
André Telles do Rosário |
- Arte, comunicação e cultura - Literaturas e culturas brasileiras - Literatura Marginal - Narrativas de viagens - Poéticas de expressão vocal e corporal, contemporâneas e ancestrais - Culturas editoriais - Tradução cultural - Literaturas e culturas das Américas |
Andrea Muraro |
- Literaturas africanas em língua portuguesa (especialmente Angola e Guiné Bissau) - Literatura brasileira do século XIX - Intersecções entre Literatura, História e Antropologia - Literatura de viagem sobre África - Crítica literária |
Cadu Bezerra |
- Literatura Corpo e Gênero; - Literaturas, Mulheres e (Trans)Feminismos; - Narrativas de viagens sobre o Brasil e demais países de colonização portuguesa com foco em corpo, gênero e sexualidade; - Narrativas de viagens sobre o Brasil e demais países de colonização portuguesa com foco em Zooliteratura, Zoopoética, Alimentação, Flora e Fauna (Ecocrítica); - Literatura, memória, história e política; - Literatura e escrita de si (Cartas e diários de escritor@s); - Literatura e movimentos sociais do campo e da cidade; - Literatura e desamparo (personagens desamparadas e marginalizadas); Literatura e outras artes (com foco em corpo, gênero e sexualidade especialmente na pintura, fotografia e cinema) |
Camila Maria Marques Peixoto |
- Ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto; - Análise de gêneros textuais; - Políticas Linguísticas; - Formação inicial e continuada de professores; - Análise das representações do agir do professor. |
Cássio Florêncio Rubio |
- Sociolinguística e Dialetologia; - Variação e mudança linguística nas variedades lusófonas; - Descrição linguística sob a perspectiva funcionalista; - O tratamento do texto sob a perspectiva textual-interativa; - Gramaticalização; - Descrição e ensino das línguas crioulas.
|
Cláudia Calado |
- Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira - Ensino de Inglês para fins específicos - Linguística Aplicada - Estudos de Tradução - Semiótica - Crítica Genética. |
Cláudia Carioca |
- Modalização; - Ensino de Língua Portuguesa; - Políticas Linguísticas; - Intercompreensão. |
Fábio Fernandes Torres |
- Descrição e Análise de fenômenos variáveis das variedades da Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Teoria da Variação e Mudança Linguística. - Descrição e Análise de fenômenos Língua Portuguesa, sob a perspectiva do Funcionalismo Linguístico. - Ensino de Português como língua materna, sob a perspectiva da Sociolinguística Aplicada. - Letramentos em Língua Portuguesa. |
Izabel Cristina dos Santos Teixeira |
- Literatura e Meio Ambiente - Mulher na Literatura - Relações de gênero na Literatura - Escolarização da Literatura - Literatura e interdisciplinaridade - Metodologias do ensino interdisciplinar - Representações de África e de africanos nas Literaturas em Língua Portuguesa (prosa e poesia) - Escolarização da Literatura no Brasil |
Izabel Larissa |
- Descrição e análise linguística. - Práticas discursivas e estratégias de textualização. - Ensino e aprendizagem de línguas. |
Jo A-mi |
- Literaturas contemporâneas de língua portuguesa; - Literatura brasileira; - Teoria da Literatura; - Literatura e Artes Visuais; - Literatura e Relações de Gênero; |
Olavo Garantizado |
- Argumentação; - Fatores de textualidade (coerência/coesão); - Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA); - Metodologia do Trabalho Científico; - Referenciação; - Gêneros textuais e ensino. |
Kaline Girão |
- Linguística Cognitiva (estudos da metáfora, metonímia, categorização, modelos culturais); - Violência linguística (Identidade e Opressão de gênero) - Ensino e Aprendizagem de segunda língua; - Proteção e Ameaça de Face e Polidez no discurso; - Análise da conversação; (turnos, atenuação do dizer, marcadores discursivos; - Empatia no discurso. |
Kennedy |
- Linguística textual: - Gêneros discursivos - Comunidades discursivas - Sequências textuais - Intertextualidade -Análise crítica do discurso: Mudança discursiva; |
Léia Cruz de Menezes |
- Construção da argumentação. - Modalidades na construção textual-discursiva. - Metáforas na construção textual-discursiva. - O trabalho de ensino-aprendizagem da argumentação na escola. - Análise de material didático de ensino de Língua Portuguesa. |
Luana Antunes Costa |
- Estudos Comparados de Literaturas em Língua Portuguesa (Brasil, África e Portugal), - Literaturas francófonas (África e Caribe) - Literatura afro-brasileira / Literatura Periférica - Literatura e sociedade - Literatura e feminismos (destaque ao feminismo negro) - Autoria feminina - Literatura e corporeidade - Literatura, história e memória - Literatura e outras artes (artes plásticas, cinema, fotografia, performance etc.) - Literatura e Política (intelectuais, produção de saberes científicos e artísticos, engajamento político). |
Lucineudo Machado |
- Representações sociais (abordagem discursiva) - Ethos (abordagem discursiva) - Ensino de língua materna na perspectiva dos multiletramentos - Ensino de língua estrangeira na perspectiva dos multiletramentos - Gêneros discursivos e ensino. |
Maria Leidiane |
- Escritas de si, narrativas de vida e discurso autobiográfico; - Autoria, estilo e subjetividade; - Interação; - Gêneros textuais na web; - Representações sociais. |
Mariza Angélica Paiva Brito |
- Referenciação - Intertextualidade - Argumentação - Heterogeneidade enunciativa. |
Meire Virginia Cabral |
- Aquisição e Desenvolvimento da linguagem. - Letramento e Alfabetização - Formação de professores de língua portuguesa. - Oralidade, leitura e escrita - Literatura Infanto-Juvenil e ensino - Linguística Cognitiva (Metáforas, Metonímias, Modelos Cognitivos etc.) |
Otávia Marques de Farias |
- Revisões teóricas sobre pontos específicos do Estruturalismo europeu; - História das ideias linguísticas; - Questões raciais e discurso (na perspectiva da AD francesa); - Questões de gênero e discurso (na perspectiva da AD francesa); - Questões de ensino e discurso (na perspectiva da AD francesa). |
Rodrigo Ordine |
- Estudos de memória; - Autobiografia, escritas de si, autoficções; - Literaturas africanas de língua portuguesa (especialmente pós-coloniais); - Literaturas africanas de língua inglesa (especialmente pós-coloniais); - António Lobo Antunes. |
Roque Albuquerque |
- Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira - Ensino de Inglês para fins específicos - Teorias da Aquisição da L1 e L2 - Estudos de Tradução - Teorias da Tradução - Linguística Sistêmica-Funcional (registro, metafunções, transitividade etc.) - Aspecto Verbal da Língua Portuguesa e da Língua Grega - Gramática do Latim e do Grego - Validade da Interpretação: Estudos Hermenêuticos - Teorias do Significado. |
Sarah Maria Forte Diogo |
Literaturas e modernidades Literaturas e regionalidades João Guimarães Rosa: forma linguística e violência social Letramentos literários Práticas de leituras literárias e educação básica. |
Sérgio |
- - Valores, crenças e mitos no ensino de línguas estrangeiras (LEs); - Teoria da Gramática: princípios e parâmetros, teorias da sintaxe, sintaxe comparativa das línguas naturais, sociolinguística paramétrica; - Sociolinguística: sistema pronominal em PB e PE - Políticas linguísticas e Internacionalização; - Semiótica: linguagens líquidas e tecnologias intelectuais, tradução intersemiótica. Gênero, sexualidade, raça e discurso". |
Sueli Saraiva |
- Literaturas africanas de língua portuguesa; - Literatura, colonialismo e pós-colonialismo; - Literatura angolana; - Literatura moçambicana; - Literatura e diversidade; - Literatura comparada; - Literatura e sociedade nos países de língua portuguesa; - Literatura e história; - Cultura e literatura afro-brasileira; - Relações étnico-raciais no Brasil. |
Tiago Cunha |
Descrição linguística (Morfologia, Sintaxe e Semântica) Estudos de Tradução Linguística de Corpus Linguística Computacional |