Notícias > Mudanças climáticas e de uso do solo como forçantes para ruptura de barragens em densas redes de reservatórios superficiais.

Título:

Mudanças climáticas e de uso do solo como forçantes para ruptura de barragens em densas redes de reservatórios superficiais.

Palavras-chave:

Rompimento de barragem; redes de reservatórios superficiais; modelagem hidrológica; mudanças climáticas; uso do solo.

Descrição resumida:

A região semiárida brasileira é caracterizada por densas redes de reservatórios superficiais como estratégia para armazenamento de água escoada durante eventos chuvosos que ocorrem, sobretudo, em períodos concentrados em poucos meses do ano e com elevada intensidade pluviométrica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os potenciais riscos de rompimento de barragens em densas redes de reservatórios superficiais do semiárido brasileiro decorrentes de mudanças climáticas e de uso do solo. A área de estudo inclui uma unidade piloto para análise de rompimento de pequeno reservatório conduzido no açude Escola, localizado na Bacia Experimental Vale do Curú (BEVC), que rompeu na quadra chuvosa de 2020, e a bacia hidrográfica do açude Pentecoste (3230 km²) com densa rede de mais de 700 reservatórios superficiais, A modelagem de ruptura de barragem de pequeno reservatório será testada para o açude Escola. A onda de cheia associada a ruptura de barragens será estimada com base na rotina de galgamento do modelo HEC-HMS. Modelos digitais de terreno serão utilizados para caracterização geométrica de amostra de pequenos reservatórios e suas estruturas hidráulicas (bacia hidráulica, maciço e vertedor), gerados com base em dados de aerofotogrametria usando Aeronave Remotamente Pilotada e levantamentos de solo usando estação total e GNSS. Na pesquisa será desenvolvida uma modelagem unidimensional para simular a evolução de processos de rompimento de barragens em cascata na densa rede de reservatórios da bacia hidrográfica do açude Pentecoste. Cenários de mudanças climáticas e de uso do solo serão testados para a bacia hidrográfica do açude Pentecoste, com a perspectiva de estimar os efeitos na geração e recorrência de eventos extremos e os potenciais riscos de ruptura de barragens em cascata associados.

Processo seletivo:

Trata-se de uma seleção simplificada baseada na análise de histórico escolar para preenchimento de 01 vaga de bolsista de iniciação científica regido pelo Edital PROPPG 02/2022, destinada a discente do curso de Engenharia de Energias aprovado no processo.

a)       Inscrição: para se inscrever no processo seletivo simplificado o/a discente deve enviar histórico escolar atualizado para o endereço de e-mail mamede@unilab.edu.br no período de 26/09/2022 até às 12:00 do dia 29/09/2022;

b)      Requisitos para inscrição: estar devidamente matriculado no curso de Engenharia de Energias; ter cursado ou estar matriculado na disciplina de Hidrologia; ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou maior que 7,0 (sete), no decorrer da execução da bolsa; e ser formando no semestre 2022.2, no mínimo, para execução do cronograma da pesquisa em 12 meses;

c)       Etapa avaliativa: a seleção será baseada na pontuação do Índice de Desenvolvimento Acadêmico e das notas atribuídas às disciplinas de Hidrologia e Hidráulica, conforme equação apresentada a seguir: Nota = IDE . (1 + f/100), em que f corresponde à média das notas de Hidrologia e Hidráulica para quem aprovou ambas as disciplinas ou à metade da nota da disciplina Hidráulica, para quem cursou apenas hidráulica;

d)      Divulgação de resultados: Os resultados serão divulgados na sexta-feira, 09/09/2022. O/a discente com maior nota será aprovado/a e convocado/a para apresentação de documentação conforme Edital PROPPG 02/2022. Em caso de desistência, indeferimento por restrições do edital ou não manifestação do candidato aprovado, será convocado o próximo da lista conforme ordem de classificação.

e)      Indicação do/a bolsista: Conforme o Termo Aditivo V, o prazo para indicação do/a bolsista Unilab/Pibic-Af vai até o dia 30/09/2022. Os requisitos necessários para indicação de bolsistas estão listados no Edital PROPPG. Informações adicionais serão enviadas com o e-mail de convocação.

 

Atenciosamente,

George Mamede

Coordenador do Projeto


Notícia cadastrada em 26/09/2022 12:47  
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - sigaa1.sigaa1