Notícias > CARTA DO CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS DA UNILAB (CALU) À COMUNIDADE ACADÊMICA PELA CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE LINGUAGENS E LITERATURAS (ILL), JÁ!

CARTA DO CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS DA UNILAB (CALU) À COMUNIDADE ACADÊMICA

 

 

PELA CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE LINGUAGENS E LITERATURAS (ILL), JÁ!

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao propor a criação da UNILAB o governo brasileiro abre-se, portanto, a países, territórios e com unidades da África, além de Ásia e Europa, que adotam como língua oficial ou se expressam em língua portuguesa. E  fundamentada nos princípios de apoio e ajuda mútua, visa criar e consolidar espaços de formação, produção e disseminação de conhecimento com relevância social. (Diretrizes Gerais da Unilab, 2010, p. 6. Grifos nossos)

 

 

 

 

 

            As dimensões tomadas por esta universidade e os horizontes almejados por ela, exigem, de sua comunidade acadêmica, objetivar grandes conquistas, dar passos excepcionais, mantendo os pés firmes e as ideias sensatas. Desta forma, a Unilab poderá cada vez mais solidificar-se em seu propósito de cooperação sul–sul, através da língua portuguesa e dando atenção especial para as demais línguas do continente africano e do Timor Leste. Nesta perspectiva, nasce a proposta de criação do ILL – Instituo de Linguagens e Literaturas da Unilab. Com o objetivo de dar atenção especial a fatores linguísticos, literários e culturais que compõem esta universidade; considerando que a integração internacional por meio da língua não deva manter-se apenas no nome da universidade, mas efetivar-se por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

            A proposta do ILL nasceu em diálogo no colegiado do curso de Letras, por meio de seus discentes e docentes. Após serpensada e analisada, ela foi redigida e assinada pelos professores que compunham o colegiado. Depois de ser aprovada por unanimidade no colegiado do curso de Letras do Ceará, a proposta foi encaminhada ao colegiado do curso de Letras dos Malês que, considerando a relevância da proposta para esta universidade, aprovou a cooperação de Letras/Malês no caminhar deste processo. Além disso, a proposta foi aprovada ainda no conselho do Instituto de Humanidades e Letras. Apresentada ao CONSUNI, deliberou-se uma comissão (formada por 3 professores, 1 técnico e 1 discente) responsável por avaliar a viabilidade de implementação desta nova unidade acadêmica em nossa instituição. A comissão avaliou, de acordo com o estatuto vigente, que a implementação é viável em todos os quesitos que tangem esta universidade, tendo como único ponto não cumprido a existência de um curso de Pós-graduação, problemática que se dá no âmbito da aprovação do mestrado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo em vista que o curso de Pós-graduação do curso de Letras foi aprovado pelo Conselho Universitário da Unilab e tramita na Capes. Entretanto, vale considerar que o estatuto vigente ainda não foi aprovado pelo MEC e está, dentro da universidade, em fase de revisão. Consideramos que o fato do ILL não possuir ainda um curso de pós-graduação não é prejudicial para sua implementação, visto que tal questão é compartilhada com outras unidades acadêmicas que foram criadas e, no prazo de cinco anos de existência desta universidade, não atingiram o requisito de possuir um curso de Pós-graduação. Dessa forma, o Instituo de Linguagens e Literaturas está em fase de apreciação no CONSUNI, sendo votado em breve, sua aprovação, ou não, e, caso seja aprovado, sua entrada no novo estatuto desta universidade, passando a existir verdadeiramente como unidade acadêmica.

 

 

            A importância do ILL encontra-se na necessidade em expandir os horizontes no campo de estudos linguísticos e literários, como ocorre em diversas universidade brasileiras. Nossa universidade é um espaço privilegiado, pois é a única no mundo onde se é possível encontrar falantes de variantes do português de todos os países de língua oficial portuguesa, para além disso, de línguas outras que compõem estes países, como os vários crioulos (nomeadamente os de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe) e Tetum, língua materna de Timor Leste.

 

 

            Os cursos de Letras (Liberdade e Malês) possuem, hoje, um corpo docente superior ao número de 40 professores, que ministram aulas em todas os cursos desta universidade, com professores que compõem e colaboram no Mestrado em Sociobiodiverdiade (MASTS) e em outros programas de mestrado para além dos existentes na Unilab. Possuem, aproximadamente, 300 discentes engajados no Movimento Estudantil, no ensino, partilha de conhecimento e na produção científica; discentes que constroem e colaboram nos diversos projetos de extensão existentes na Unilab, no desenvolvimento artístico e multicultural desta instituição. Além disso, Letras possui programas de extensão institucionalizados que dão grandes frutos para a universidade, como o Café com Letras e o Revisa, entre outros. Realizou e realizará grandes eventos acadêmicos que levam o nome desta universidade e dos municípios onde ela se localiza para o Brasil e para o mundo, como o II Seminário Interdisciplinar das Ciências das Linguagens (II SIC), a I Semana Internacional de Letras, o V Colóquio Nacional de Hipertextos (V CHIP) e o II Encontro de Pesquisas de Graduação em Letras (II EPEGRAL). A criação do ILL proporcionará maiores espaços para que o curso de Letras se desenvolva cada vez mais (juntamente com os outros cursos que serão criados nas áreas de linguagens e literaturas) e, assim, desenvolva trabalhos que destaquem o diferencial e o potencial de nossa universidade nacionalmente e internacionalmente.

 

 

            Destaca-se que o ILL não comportará somente os cursos de Letras – Língua Portuguesa, mas está em seu projeto de criação os curso de Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Espanhola, Letras – Linguística computacional e o curso de Artes visuais, que promoverão a formação pública, gratuita e de qualidade de professores e pesquisadores para a região do Maciço de Baturité, para o Recôncavo Baiano, para o Timor-Leste e para os PALOPs - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Dessa forma, a criação do ILL torna-se indispensável para o espaço de integração em que vivemos.

 

 

 

 

 

Redenção, 02 de agosto de 2016.

 

 

 

 

 

 

Centro Acadêmico de Letras da Unilab (CALU)

 

 

Gestão: "Voz ta rezisti. A fala insiste!"


Notícia cadastrada em 02/08/2016 14:26  
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1