Notícias > Oferta de Componente Curricular de Extensão

Segue divulgação do curso de Extensão que será ministrado pela profa. Maria de Fátima Souza da Silveira. 


Pensando o Brasil contemporâneo à luz do pensamento indígena: introdução à vida e obra de Ailton Krenak.


Ementa: Pensamento Indígena no Brasil: Ailton Krenak, história indígena, movimento indígena; direitos territoriais dos Povos Indígenas; cosmovisões da Terra/Natureza, ecologia, extrativismos, território, conflitos socioambientais e mudanças climáticas.

 

Carga horária: 40h

Dia e horário: Quarta-feira, 14h-18h (20 horas de encontros presenciais e 20 horas reservadas para atividades assíncronas)

Data de início: 07/06/2023

Data de término: 05/07/2023

Inscrições: 29/05/2023 à 03/06/2023 (pelo email coordbhu@unilab.edu.br)

 

Obs.: A componente está cadastrada no sigaa, e terá carga horária computada como atividade de extensão/atividade complementar.

 

Resumo: O Curso propõe uma aproximação com o Pensamento Indígena no Brasil a partir da trajetória e obra do líder político, intelectual, escritor e filósofo indígena Ailton Krenak, pertencente à etnia Krenak. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes pensadores do mundo contemporâneo, Ailton Krenak foi um dos principais articuladores do Movimento Indígena Brasileiro, protagonista da criação, durante as décadas de 1970 e 1980, da União das Nações Indígenas (UNI), primeira organização indígena a nível nacional no Brasil, criada com o objetivo de lutar pelos direitos indígenas no país, e cuja ação política durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987 – 1988) foi fundamental para a conquista dos direitos indígenas na Constituição Cidadã de 1988. Sua trajetória, ao longo dos últimos quarenta anos de ativismo em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e da Natureza, se confunde com a própria história do Movimento Indígena Brasileiro e caminha lado a lado com a produção de uma vasta reflexão intelectual que se expressa em seus diversos livros publicados: Encontros (2015), Ideias para adiar o fim do mundo (2019), O amanhã não está à venda (2020), A Vida Não é Útil (2020) e Futuro Ancestral (2022). A emergência do pensamento de Ailton Krenak no debate político-intelectual-acadêmico no país, após séculos de silenciamento e apagamento das histórias, saberes, cosmologias e pensamentos indígenas, tem contribuído de forma fundamental para a luta e visibilidade dos Povos Indígenas no Brasil e para a descolonização e pluralização do pensamento. Sua obra traz outras formas de conceber o mundo e os existentes, apresentando uma visão indígena sobre a história do Brasil, sobre o colonialismo e seus efeitos nefastos sobre nossos modos de ser e estar na Terra, além de uma crítica profunda a ideia de “Humanidade” ocidental e sobre como ela tem guiado nosso modo capitalista/colonial de relação com a Natureza, o que tem nos levado à ameaça de “fim do mundo”, refletida nas mudanças climáticas globais e Pandemia de Covid-19. Nesse sentido, o Curso pretende promover diálogos em torno das ideias e atuação política de uma das principais vozes indígenas do país, refletindo sobre a contribuição de Ailton Krenak para pensar o Brasil e os dilemas civilizatórios contemporâneos. Ressaltamos que o Curso está em conformidade com a Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na rede de ensino, assim como com a luta dos movimentos sociais por uma educação antirracista e anticolonial que rompa com a colonialidade do poder e saber. O curso justifica-se, ainda, pelo cenário de emergência climática planetária e pela ofensiva político-econômica promovida contra os Povos Indígenas e seus direitos territoriais nos últimos anos, no cenário de crise democrática vivida no Brasil.


Notícia cadastrada em 26/05/2023 11:01  

Baixar arquivo
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1