Notícias > Divulgação - Live e exposição virtual - Memórias do cotidiano urbano em Redenção e em Acarape

A exposição “Memórias do cotidiano urbano em Redenção e em Acarape”, com 18 sketches urbanos será aberta à visitação virtual a partir do dia 11/06/21, em live a partir de 18:30 hs, como parte do Pré-Festival de Culturas da Unilab.

 

Os sketches são desenhos que registram espaços, personagens, cenas ou situações do cotidiano urbano, mobilizando diferentes técnicas, materiais e suportes. Dezoito sketches foram criados por André Dias, ilustrador, quadrinista e realizador de cinema de animação, retratando cenas e situações do cotidiano urbano de Redenção e de Acarape.

 

Os Sketches propõem uma leitura artística das cidades, caracterizando lugares como praças e monumentos, espaços afetivos, relacionais, políticos e identitários das cidades.  Assim, pretendem trazer à tona esses lugares de afeto e as relações sociais nas cidades, suscitando sensações de identificação e pertencimento, não somente pelos moradores locais, mas também por estudantes, professores e técnicos da universidade que vivenciam esses espaços. Afinal, cabe lembrar que nessas cidades se situa a Unilab, uma universidade federal pública, interiorizada e internacionalizada, no Ceará.

 

Aliando educação, ciência e arte, a exposição virtual "Memórias do cotidiano urbano em Redenção e em Acarape”,busca evidenciar os espaços urbanos, situações e dinâmicas sociais para leitura e apropriações criativas e sensíveis que dialoguem com os modos de fazer e viver as duas cidades, registrados visualmente por meio dos sketches. Evidenciam-se, portanto, elementos do patrimônio e das memórias urbanas, com situações, interações e personagens que compõem cada recanto, cada espaço retratado pelo autor. Assim, pensar o urbano e a cidade é vivenciar a sensibilidade do lugar, da experiência e da identidade individual e coletiva. É nessa perspectiva que se insere a exposição, realizada pelo Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares.

 

A produção dos sketches contou com o apoio da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), da Pró-Reitoria de extensão Arte e Cultura (PROEX), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

 

LIVE: transmissão pelos canais do Youtube e Facebook:


Youtube (Oficial Unilab e/ou Proex Oficial)

Facebook (Unilab Oficial e/ou Proex Unilab)
 
Confira a PROGRAMAÇÃO

Notícia cadastrada em 09/06/2021 17:50  
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - sigaa1.sigaa1