Viva a literatura que a gente mesmo faz e publica!
Depois de um bom tempo, a Publicadora PALMARTES volta a lançar suas publicações com literatura feita por nós mesmos da Unilab.
Já são cinco anos desde o primeiro SARAVU – Sarau de Apresentação da Revista de Arte Verbal da Unilab – RAVU. Foi em dezembro de 2019, no térreo do Palmares 2, que lançamos as edições inaugurais da nossa revista literária e também da série CONTAÇÃO – ainda em versões impressas. A pandemia veio logo depois e nos fez tomar a forma digital que mantemos hoje.
E assim, desde então, lançamos no mundo mais de 500 textos autorais principalmente de estudantes, mas também de docentes e TAEs da nossa comunidade universitária. Em três anos, foram 14 RAVUs e 37 edições da CONTAÇÃO, todas disponíveis gratuitamente em nossos sites. Além das várias SARALIVES que apresentamos pelo youtube, e dos cinco cursos de editoração e três de criação literária, entre outras ações, que o projeto proporcionou.
No ano passado o projeto foi suspenso, e neste ano voltou a se organizar, para produzir e preparar este retorno. De cara nova, a Publicadora PALMARTES tem a felicidade de apresentar, para a Unilab e para o mundo, mais poesia e prosa feitas e publicadas por gente da nossa comunidade universitária.
Tanto a RAVU quanto a CONTAÇÃO ganharam novas roupagens, idealizadas e realizadas por estudantes que participaram dos cursos de editoração que oferecemos. E além delas, temos também, agora, a revista de crônicas MINHAS PEQUENAS MEMÓRIAS TUAS, parceria com o professor Lucas Porto e seu projeto de extensão de criação literária neste gênero.
Também o SARAVU voltou! Será da mesma forma presencial de cinco anos atrás que lançaremos nossas publicações deste ciclo editorial, através de um Sarau de Apresentação, no térreo do Palmares 3, no dia 6 de novembro de 2024, ás 18:30.
Tudo graças a uma equipe muito dedicada de 16 estudantes, divididos em setores de Edição e Revisão; Publicidade; Acervo; Revista de Crônicas; e Revista de Tradução (a partir do ano que vem, teremos também uma, que já está sendo preparada). Seus nomes estão registrados no final desta publicação com mais detalhes, mas é fundamental mencionar cada um/a neste prefácio também – Edyon, Silmara, Edilene, Brenda, Vitória, Suzy, Igor, Izaiane, Lídia, Livya, Braolinho, Elisiane, Rafaely, Nicoly, Nícolas e Jackson – este trabalho foi todo realizado com seus entusiasmos e compromissos.
E tudo feito para fomentar, criar e manter um clima de troca artística e aprendizado prático de literatura em nossa universidade – e através deste convívio criativo tornar a Unilab um lugar de mais e mais integração, acolhimento e bons encontros.
Boas leituras!